Homenagem proposta por Claudio Abrantes

O Dia do Cerimonialista será comemorado nesta sexta-feira (27), às 19h, no Plenário da Câmara Legislativa, em sessão solene que acontecerá por iniciativa do deputado Claudio Abrantes (sem partido). A solenidade contará com a participação de parlamentares, autoridades, cerimonialistas e representantes de classe. O Dia Nacional do Cerimonialista é comemorado em 29 de outubro, data instituída pela Lei 12.092/2009, sancionada pelo então vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva, já falecido.

Autor da homenagem, o deputado Claudio Abrantes ressalta a importância das atividades desenvolvidas pelos cerimonialistas. "Esses profissionais garantem a boa realização dos eventos, sejam institucionais ou festivos, de instituições públicas ou privadas. Por isso, todos devem ser homenageados", disse.

No caso dos cerimonialistas da Câmara Legislativa, Abrantes observa que eles exercem também o papel fundamental de contribuir com o processo de aproximação entre a população e o Parlamento, sendo essenciais para o bom andamento dos trabalhos legislativos.

"Uma das principais atividades dos cerimonialistas em nossa Casa legislativa é a organização de eventos institucionais, cujo objetivo é aproximar o cidadão da pauta legislativa, estimulando sua participação política e, ao mesmo tempo, fortalecer a atuação da Câmara Legislativa como arena principal de debate dos grandes temas de interesse da sociedade", acrescentou o deputado.

Abrantes destaca, ainda, que são tantas as atribuições dos cerimonialistas no planejamento e organização dos eventos, antes, durante e após a realização dos mesmos, que é difícil listar todas. "Sem a contribuição de excelência desses profissionais não seríamos ninguém", diz.

Durante a sessão solene, serão entregues moções de louvor aos representantes da categoria, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por eles.

José Coury Neto – Coordenadoria de Comunicação Social