Segundo Inmet, temperatura foi percebida na estação de Águas Emendadas. Recorde histórico do DF é de 36,4 ºC.

Por Gabriel Luiz, G1 DF

Pedestres passeiam pelo Parque da Cidade (Foto: Andre Borges/Agência Brasília)

O Distrito Federal voltou a ter outro recorde de temperatura do ano. Neste sábado (14), os termômetros da estação de Águas Emendadas, na área rural de Planaltina, registraram 36 ºC.

A temperatura fica perto da maior da história do DF: de 36,4 ºC. Ela foi aferida em 18 de outubro de 2015.

Na estação central de Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) constatou 34,8 ºC neste sábado. A umidade mais baixa foi sentida no Gama, de 11%.

Para domingo, a previsão é de céu claro, com temperatura variando de 17 ºC a 34 ºC. A umidade fica entre 50% e 15%. Não há previsão de chuva para os próximos dias.

Emergência

Por causa do calor e da seca, a Defesa Civil do Distrito Federal declarou estado de emergência na sexta-feira (13). Com isso, a orientação é que a população suspenda a prática de atividades físicas e trabalho ao ar livre entre 10h e 17h, aumente a ingestão de líquidos, evite banhos demorados com água quente e muito sabonete, use protetor solar em abundância e umidifique o ambiente com aparelhos e toalhas molhadas.

Neste período, crianças e idosos devem receber atenção especial, pois são os mais afetados pelo clima seco. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperatura de 35 °C e umidade a 12% nesta sexta. De acordo com a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, este é o novo recorde do ano.

Os índices entre 10% e 15% aproximam o DF da umidade registrada no deserto do Saara, na África. Segundo a Defesa Civil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) entende como "ideal" uma medição de 60%.

Quer ver outras notícias do DF? Acesse o G1 DF.