Últimas >>
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

domingo, 15 de outubro de 2017

DF atinge novo recorde de calor no ano neste sábado, de 36 ºC

Segundo Inmet, temperatura foi percebida na estação de Águas Emendadas. Recorde histórico do DF é de 36,4 ºC.

Por Gabriel Luiz, G1 DF

Pedestres passeiam pelo Parque da Cidade (Foto: Andre Borges/Agência Brasília)

O Distrito Federal voltou a ter outro recorde de temperatura do ano. Neste sábado (14), os termômetros da estação de Águas Emendadas, na área rural de Planaltina, registraram 36 ºC.

A temperatura fica perto da maior da história do DF: de 36,4 ºC. Ela foi aferida em 18 de outubro de 2015.

Na estação central de Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) constatou 34,8 ºC neste sábado. A umidade mais baixa foi sentida no Gama, de 11%.

Para domingo, a previsão é de céu claro, com temperatura variando de 17 ºC a 34 ºC. A umidade fica entre 50% e 15%. Não há previsão de chuva para os próximos dias.

Emergência

Por causa do calor e da seca, a Defesa Civil do Distrito Federal declarou estado de emergência na sexta-feira (13). Com isso, a orientação é que a população suspenda a prática de atividades físicas e trabalho ao ar livre entre 10h e 17h, aumente a ingestão de líquidos, evite banhos demorados com água quente e muito sabonete, use protetor solar em abundância e umidifique o ambiente com aparelhos e toalhas molhadas.

Neste período, crianças e idosos devem receber atenção especial, pois são os mais afetados pelo clima seco. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperatura de 35 °C e umidade a 12% nesta sexta. De acordo com a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, este é o novo recorde do ano.

Os índices entre 10% e 15% aproximam o DF da umidade registrada no deserto do Saara, na África. Segundo a Defesa Civil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) entende como "ideal" uma medição de 60%.

Quer ver outras notícias do DF? Acesse o G1 DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



imagem-logo