Grupo se reuniu na tarde desta terça-feira (26), no Palácio do Buriti, com o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Humberto Fonseca, recebeu representantes do Entorno e de Minas Gerais para dialogar sobre ações integradas no setor. O grupo se reuniu, na tarde desta terça-feira (26), no Palácio do Buriti.O secretário de Saúde, Humberto da Fonseca, em reunião com lideranças do Entorno. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Entre outros temas, foram debatidos o processo de reforma da atenção primária em Brasília e os impactos das mudanças na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).

Além disso, Goiás e DF expuseram as medidas adotadas e o acompanhamento de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

“Se seguirmos [atuando] em conjunto, nós teremos uma eficiência muito maior”, destacou o secretário de Saúde do DF. Na ocasião, também foi apresentada a iniciativa do programa Cidades Limpas, que inclui manejo ambiental para o combate ao mosquito.

Ao fim, os representantes assinaram uma carta com propostas. Eles listaram no documento:
Foco à atenção primária
Encaminhamento correto do paciente
Cooperação técnica entre laboratórios
Ações educativas conjuntas entre as medidas

Além do DF, integram a Ride os municípios goianos de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa.

De Minas Gerais, também fazem parte: Buritis, Cabeceira Grande e Unaí.