Prática é tema de campanha mundial que começa nesta terça-feira (1°). No DF, haverá ações na Estação Galeria do metrô e em toda a rede pública.

A abertura oficial em Brasília da Semana Mundial de Aleitamento Materno e do Agosto Dourado — mês de incentivo ao aleitamento materno — será nesta terça-feira (1º), às 17 horas, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Para estimular a prática, a Secretaria de Saúde dá início, na quinta-feira (3), a uma extensa programação, em parceria com o programa Metrô Solidário, da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF).

Na Estação Galeria, a partir das 8 horas, serão prestadas orientações sobre amamentação, apoio para doação de leite materno e demonstração de técnicas de shantalla (técnica de massagens em bebês). Outras atividades previstas são aferição da pressão intraocular, “mamaço” com as mães, apresentações artísticas e exposição fotográfica.

No sábado (5), das 15h30 às 18 horas, será promovida no Pátio Brasil Shopping a Hora do Mamaço – evento nacional com mobilização de mães pelas redes sociais, organizado pelo grupo Livre Maternagem.

De 21 a 25 de agosto, ocorrerá o Seminário de Aleitamento Materno de Brasília 2017 e, de 28 de agosto a 1° de setembro, o Curso de Aconselhamento em Amamentação.

As superintendências regionais de saúde também farão cursos de capacitação para aperfeiçoar o atendimento sobre a importância do aleitamento materno. Durante todo o mês de agosto, ocorrerão atividades em toda a rede do DF.
Mês do aleitamento materno

Em 12 de abril deste ano, a Lei Federal nº 13.435 instituiu agosto como o mês do aleitamento materno.

“Esse reconhecimento nos dá o suporte institucional para avançarmos na conscientização sobre o tema, levando às casas, às redes sociais e aos serviços de saúde o conceito de que esse é o melhor alimento que a criança pode receber”, destaca a coordenadora-geral dos Bancos de Leite Humano da Secretaria de Saúde, Miriam dos Santos.