A sala de reuniões nº 2 das comissões da Câmara Legislativa passa a ser denominada Sala Itamar Pinheiro Lima, em homenagem ao servidor pioneiro da Casa falecido no último dia 26 de julho. A Resolução nº 293/2017, que oficializa o nome do local, foi publicada no Diário da Câmara Legislativa (DCL). A medida tem como objetivo ressaltar a memória do servidor por seu empenho e dedicação à consolidação do Legislativo do Distrito Federal.

Itamar era servidor comissionado da CLDF e atuou na Casa desde a sua instalação, em 1991, tendo ocupado diversas funções, entre elas a de chefe da Assessoria de Plenário e de secretário-executivo da Vice-Presidência. Ultimamente, trabalhava como assessor do deputado Juarezão (PSB). Na noite do dia 26 de julho, Itamar, que tinha 64 anos de idade e era diabético, sentiu um mal súbito e não houve êxito nas tentativas de reanimá-lo.

Ao retomarem as atividades legislativas no dia 1º deste mês, os distritais fizeram em plenário um minuto de silêncio em homenagem e reconhecimento à dedicação de Itamar, a pedido do presidente da CLDF, deputado Joe Valle (PDT). "Há servidores que se confundem com a própria história da instituição porque dão alma ao corpo funcional, como o Itamar", declarou, na ocasião, o deputado Agaciel Maia (PR). Vários outros parlamentares também destacaram as qualidades pessoais e profissionais do servidor, entre eles, Chico Leite (Rede), para quem Itamar era detentor de uma absoluta "honestidade intelectual".

José Coury Neto – Coordenadoria de Comunicação Social