Estreia do filme Da Terra ao Universo será na quarta-feira (9), às 19 horas. Sessões serão sempre comentadas.

O Planetário de Brasília terá, a partir da próxima semana, um novo filme para apresentar aos visitantes. A estreia de Da Terra para o Universo será às 19 horas de quarta-feira (9). Antes, na segunda (7), às 15 horas, haverá uma sessão exclusiva para a imprensa.

Projetada em uma tela de 360°, a película leva os espectadores em um passeio pelas estrelas, pela Via Láctea e além dela. Mostra imagens reais de nebulosas e explica a trajetória dos estudos astronômicos, os planetas do sistema solar e a invenção dos telescópios.

A aquisição do documentário não acarretará custos ao governo, graças a uma parceria da Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação — ligada à Casa Civil — com o Observatório Europeu do Sul.
Sessões comentadas

As sessões de Da Terra para o Universo ocorrerão sempre às quartas e sextas-feiras, às 19 horas, e nos finais de semana e feriados, às 17h30, e serão comentadas. O Planetário fica no Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães; a entrada é gratuita, mas doações de alimento não perecível são bem-vindas.

O secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tiago Coelho, lembra que o filme é o primeiro lançamento depois de mais de quatro anos sem estreias e que a novidade reforça o aprendizado em ciência.

“Os filmes são verdadeiras aulas científicas sobre o Universo, contadas de maneira original, com cenas e informações verdadeiras e de forma autêntica.”
Observatório Europeu do Sul

Fundado em 1962 na Alemanha, o Observatório Europeu do Sul é uma organização intergovernamental de pesquisa em astronomia, composta e financiada por 17 países, entre eles o Brasil. Existem três observatórios no Deserto do Atacama — La Silla, Paranal e Chajnantor. O local recebe visitantes de todo o mundo para observação do céu.

Estreia do filme Da Terra para o Universo
9 de agosto (quarta-feira)
19 horas
Sessão exclusiva para a imprensa
7 de agosto (segunda-feira)
15 horas
Planetário de Brasília (Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães)