Uma mulher de 25 anos foi queimada em uma fogueira em um suposto ritual de “purificação religiosa” em uma comunidade longínqua da costa caribenha da Nicarágua, onde um grupo de fanáticos religiosos a acusou de estar “endemoniada”, informa a imprensa local. Vilma Trujillo García morreu na madrugada desta terça-feira em um hospital de Manágua, depois de ter ficado em coma, com queimaduras em 80% do corpo.

Testemunhas do ocorrido disseram ao diário La Prensa, de Manágua, que a mulher, depois de ser considerada “endemoniada”, foi condenada a ser lançada na fogueira pelo pastor Juan Gregorio Rocha Romero, da igreja Assembleia de Deus. Outros quatro membros da congregação participaram do ritual.

O fato, que comoveu a sociedade nicaraguense, ocorreu em uma comunidade conhecida como El Cortezal, localizada perto do município de Rostia, na região do Caribe nicaraguense, uma zona economicamente deprimida, longínqua e esquecida pelas autoridades do país.

Reynaldo Peralta Rodríguez, marido da vítima, afirmou à mídia local que sua mulher tinha sido estuprada, embora as autoridades não tenham confirmado esse crime.

As testemunhas disseram que a mulher foi amarrada e queimada na fogueira, e depois seu corpo foi lançado “em um barranco”, o que demonstra a crueldade com que agiram seus algozes.

Este é um dos episódios mais críticos dos registrados na Nicarágua em relação à violência contra as mulheres, em uma país onde os feminicídios são uma ameaça constante.

Com informações do portal El País.