Programação de aniversário da Candangolândia terá desfile cívico, shows populares, competições esportivas e até festival de cinema.

Berço dos pioneiros da construção de Brasília, a Candangolândia se prepara para comemorar seus 60 anos de existência em alto estilo, com shows populares, competições esportivas, festival de cinema e diversas atividades culturais, artísticas e religiosas durante todo o mês de novembro.Candangolândia completa 60 anos nesta quinta-feira (3). Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Preparada pela administração regional, a programação será aberta na sexta-feira (4) com desfile cívico-militar, que terá a participação de alunos da rede pública e de bandas marciais, entre as quais a do Corpo de Bombeiros Militar do DF. No mesmo dia, será feito o corte do bolo de aniversário, no Parque do Bosque.

programação aniversário candangolândia 2016
Eventos esportivos movimentarão a cidade durante todo o mês. O maior deles, a Copa Candangolândia, começa na sexta-feira (4) e vai até o fim de novembro, com competições de futsal, vôlei e judô.

Nos dias 4, 5 e 6 será disputado o Campeonato Brasileiro de Muay Thai (arte marcial tailandesa), no ginásio esportivo. Haverá também um circuito de skate, das 8 às 18 horas, nos dias 19 e 20 de novembro, no Parque do Bosque.
3 de novembro de 1956Data da fixação do núcleo de pioneiros candangos, na qual se comemora a fundação oficial da cidade

Várias atividades de arte e cultura também ocorrerão durante o mês. A programação inclui uma homenagem aos pioneiros da construção de Brasília, na quarta-feira (9), no salão comunitário, a partir das 20 horas.

Estão previstos shows populares, com presença de bandas locais, nos dias 11 e 12 de novembro, além de mostra de cinema com curtas-metragens, na sexta-feira (25), no salão comunitário, das 17 às 22 horas.

A parte religiosa será movimentada com celebrações de ação de graças na Paróquia São José Operário, no domingo (6) a partir das 19 horas, e na Igreja Batista da Aliança, no dia 26, das 19h30 às 21 horas.

As inscrições para as bandas que desejem se apresentar nos shows populares estão abertas até 9 de novembro. Os interessados devem se cadastrar na administração regional, na Assessoria de Comunicação.

Mais informações pelo telefone (61)3301-9336 ou pelo e-mail: comunicação.nucleopioneiro@gmail.com.
Candangolândia, 19ª região administrativa

Fixada em 3 de novembro de 1956, durante a construção de Brasília, a Candangolândia celebra essa data como a da sua fundação. Mas o núcleo urbano só se tornou oficialmente uma cidade em 1989. Em 27 de janeiro de 1994, por meio da Lei n°658, foi designada como a 19ª região administrativa do DF.

O nome deriva do fato de os primeiros moradores, os operários da construção da nova capital do Brasil, serem chamados de candangos.