A banda Estudo Radical, do Gama, foi uma das vencedoras na final da competição, nesta quarta (16). Todas as regionais de ensino tiveram concorrentes.

Bandas de Brazlândia, do Gama, do Plano Piloto, de Santa Maria e de Taguatinga venceram a final do Festival Interescolar de Música nesta quarta-feira (16) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Concorreram 14 bandas — uma de cada regional de ensino —, escolhidas por meio de seletivas locais. Quatro ganhadores receberam troféus e prêmio de R$ 2 mil, cada um, em compras em uma loja de instrumentos musicais. Brazlândia, pelo conjunto da obra, levou R$ 3 mil. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhou a abertura do evento, promovido pela Secretaria de Educação.O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, e o governador Rodrigo Rollemberg acompanharam a abertura do evento. 

O festival tem o objetivo de estimular a produção cultural nas escolas e fortalecer o vínculo de estudantes com o ambiente de aprendizagem, como destaca Rollemberg. “A cultura é fundamental para melhorar a qualidade da educação, e a música transforma o ambiente escolar, torna-o mais agradável, mais convidativo, mais atraente. Constrói relações entre as pessoas.”

Essa também é uma oportunidade para que os alunos desenvolvam características como criatividade, comunicação e proatividade. “Eventos dessa natureza enriquecem muito os nossos currículos e desenvolvem habilidades que a sala de aula não é capaz de desenvolver”, explica o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho. A competição surgiu em 2015 na regional de ensino de Taguatinga. Neste ano, foi ampliada para as demais unidades.

Vencedores do 1º Festival Interescolar de Música
Lucas Ágape e banda – Brazlândia
Banda Estudo Radical – Gama
Banda Meninos da Vila – Plano Piloto
Banda O’Clock – Santa Maria
Banda Flor – Taguatinga

Agência Brasília
Foto: Thiago Oliveira/Ascom SEEDF