Lucas Schiavini e João Sampaio, ambos de 19 anos, fazem parte da equipe de competição de robôs da Universidade de Brasília (UnB) e estão ansiosos para participar da Campus Party Brasília, em julho de 2017. Enquanto o maior evento internacional de ciência e de tecnologia não chega, eles fizeram questão de estar na Campus Day neste sábado (5) para se preparar, ganhar conhecimentos nas palestras e trocar experiências com os outros participantes. Os amigos são campeões na Competição Latino Americana e Brasileira da Robótica.

Já o aluno do sexto semestre de engenharia de software da UnB Henrique Lopes, de 20 anos, aproveitou o encontro para se inscrever na maratona para a criação de um protótipo de software de educação financeira. A iniciativa do Banco de Brasília vai premiar os vencedores. Os projetos serão usados em um aplicativo que instituição lançará sobre o tema. “Minha equipe se esforçou bastante e estamos confiantes de que poderemos ser os vencedores”, disse.

Lucas, João e Henrique estão entre os cerca de 4 mil jovens de Brasília que participam do encontro que ocorre até as 22 horas de hoje. No início da tarde os campuseiros estavam divididos em pequenos grupos conversando empolgados sobre tecnologia enquanto aguardavam a cerimônia da abertura. Na programação, estão previstas 21 palestras, além de apresentações de empreendedores locais.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que vê o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como grande potencial da capital do País, participou da abertura do encontro. “Queremos uma Brasília inovadora, criativa e empreendedora, além disso, o nosso objetivo é mobilizar o jovem para buscar soluções inovadoras para Brasília e o Brasil”, disse. Ele foi recebido pelo presidente da Campus Party, Francesco Farruggia, entre outras autoridades.

O Campus Day Brasília é organizado pelo Instituto Campus Party em parceria com o governo do DF. A conquista da conferência para a capital coube à Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Atrações do Campus Day Brasília

Entre as palestras mais esperadas está a de Joseph Olin, criador da franquia Tomb Raider e ex-presidente da Academia de Artes e Ciências Interativas, organização que promove o desenvolvimento tecnológico nos Estados Unidos. “Ele é o papa dos games”, classificou o diretor-geral da Campus Party Brasília, Tonico Novaes. “Cabe aos mais experientes provocar os campuseiros de Brasília para que eles nos apresentem suas ideias. O nosso grande objetivo é a troca de experiências”, resumiu. Entre as tecnologias a serem apresentadas na tarde de hoje estão lixo reciclável para robótica, construção de bateria de celular com impressora 3-D e de cenários de jogos.

Quem também colabora com as discussões é o cofundador da Campus Party e presidente da Futura Networks, Paco Ragageles. Além disso, Dado Schneider, mestre e doutor em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, falará sobre trabalho e carreira na era digital. Já segurança da informação será o assunto abordado por Edson Borelli, CEO e fundador da Blackdoor Security e coordenador de Segurança da Informação e Infraestrutura da Campus Party.

As origens da Campus Party

A Campus Party começou na Espanha EM 1997. Desde então, ela percorreu países como Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México, Equador e El Salvador. Desde 2008, o evento ocorre em São Paulo (SP) e, desde 2012, no Recife (PE). Em 9 de novembro deste ano, Belo Horizonte (MG) recebe a primeira edição e, em 2017, é a vez de Brasília sediar o evento.
Agência Brasília
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília