ANÚNCIO

header ads

Thaisa Dayane é reeleita e toma posse na Secretária Geral da CONTAG, defende vacina e auxílio emergencial para camponeses e se prepara para viajar o Brasil e fortalecer o PSB

Thaisa na festa de posse da CONTAG com Acilino Ribeiro

Considerada como a maior líder de massa do Partido Socialista Brasileiro e uma referência na luta em defesa das trabalhadoras brasileiras, no campo e nas cidades, a agricultora familiar, formada em assistente social, Thaisa Dayane foi reeleita semana passada e tomou posse nesta terça feira, 27, juntamente com mais onze (11) outros diretores na direção nacional da maior confederação sindical de trabalhadores e trabalhadoras do país, que congrega cinco mil (4.000) sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais. A CONTAG é considerada a terceira maior do mundo, perdendo em número de filiados apenas para as confederações da China e da Índia, que tem mais de um bilhão de trabalhadores cada uma.


                                Acilino Ribeiro e Thaisa Dayane na posse da CONTAG

Em entrevista ao Mídia Sem Fronteiras nesta terça ela afirmou que a prioridade além da vacinação em massa do homem e da mulher do campo quer a imediata volta e liberação do auxílio-emergencial no valor anterior de 600 reais e uma maior assistência na área de saúde aos camponeses e camponesas. Logo depois agradeceu a mensagem de apoio e solidariedade e a participação do presidente nacional do PSB Carlos Siqueira na abertura da solenidade de posse dos diretores da CONTAG, assim como a participação ativa do secretário nacional do PSB e coordenador nacional do Movimento Popular Socialista, MPS, segmento considerado mais a esquerda do partido, Acilino Ribeiro. Indagada sob sua participação política nas atividades partidárias disse que vai se dedicar também a ajudar ao PSB a se fortalecer nos estados, ajudando na organização e realização dos congressos municipais e estaduais do PSB, além de debater a Autorreforma no partido para que se realize como “uma verdadeira revolução cultural das bases partidárias do PSB e que se faça a tão esperada renovação política”. Afirmou ainda que defenderá dentro do partido a construção de uma Frente Ampla de Centro-Esquerda, mesma tese defendida por Acilino Ribeiro, com os partidos de esquerda como o PT, PCdoB, PSOL, REDE, PV, PCB, PCO, PSTU, UP e ainda o Cidadania, Solidariedade e o PDT, além de outros setores partidários como o MDB e o PSDB e o PSD, desde que com a hegemonia das forças progressistas numa grande frente para derrotar Bolsonaro. Thaisa também é Coordenadora Nacional do Núcleo de Base Camponesa e de Comunidades Rurais do MPS.

 Considerada um nome do MPS como candidata a deputada federal do PSB de Mato Grosso do Sul disse que não está pensando em candidatura agora, mas em fortalecer o partido e ampliar a campanha do impeachment de Bolsonaro assim como as candidaturas do PSB para 2022 nos estados.

 Além de Thaisa Dayane foram empossados outros onze diretores e membros do Conselho Fiscal, onde o PSB também tem assento além de outros diretores. A CONTAG é considerada uma entidade suprapartidária que tem diversos diretores e diretoras de vários partidos e até sem partido e vários parlamentares eleitos nas últimas eleições que já ocuparam cargos de direção em sua Diretoria, nas FETAGs e nos respectivos sindicatos. No entanto é mantido um equilíbrio de forças naquela organização entre o PSB, PT e PCdoB, mas também de vários outros partidos sem que a mesma se vincule a qualquer um deles. Para a presidência da entidade foi reeleito o líder sindical pernambucano Aristides Veras, filiado ao PT.


MSF e AGNOT – 27.04.21 – KG/WG
Por Katharine Garcia e Wilkinson Gurgel

Postar um comentário

0 Comentários