A partir das 13h desta segunda-feira (22), quem tem 69, 70 e 71 anos já pode procurar um dos 47 pontos de vacinação do Distrito Federal.

Imunização será ampliada para profissionais de saúde da rede privada, por meio de agendamento, a partir do dia 25 de março

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, pede calma à população e garante que há doses suficientes para atender a todos do grupo prioritário.

A partir das 13h de segunda-feira (22), quem tem 69, 70 e 71 anos já pode procurar um dos 47 pontos de vacinação do Distrito Federal para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

A ampliação do grupo prioritário foi definida na tarde deste sábado (20), em reunião extraordinária do Comitê de Vacinação, após a chegada de mais doses de imunizantes. Nessa novo grupo de vacinação serão contempladas 42.924 pessoas.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, pede calma à população e garante que há doses suficientes para atender a todos do grupo prioritário. “Não é preciso ter pressa. Os pontos de vacinação agora abrem também aos finais de semana e irão atender o grupo em qualquer dia a partir desta segunda”, afirmou Okumoto, lembrando que “neste domingo abriremos três drive-thrus para quem tem 72 anos ou mais”.

Não é necessário agendar atendimento para os idosos em um dos 47 pontos de vacinação, sendo 14 na modalidade drive-thru

O horário de funcionamento dos pontos de vacinação neste domingo será das 9h às 15h. Durante a semana, o funcionamento dos pontos é de 8h às 17h nas salas de vacina e com início às 9h nos drive-thrus.

Não é necessário agendar atendimento para os idosos em um dos 47 pontos de vacinação, sendo 14 na modalidade drive-thru. Ainda na próxima semana, passam a ser contemplados, os profissionais de saúde da rede privada que atuam em diversas áreas. Estes, porém, precisam agendar, a partir de quinta-feira (25) pelo site vacina.saude.df.gov.br e a vacinação será na sexta, 26 de março.

Serão vacinados os profissionais de saúde que trabalham em consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias, funerárias e no Instituto Médico Legal. Serão levados em conta, nesta primeira etapa, os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos veterinários e seus respectivos técnicos).

Novas doses

O comitê distrital de vacinação informou que todas as doses recebidas na última quarta (59,8 mil) e sábado (48.250, sendo 48 mil CoronaVac e 250 Covishield (AstraZeneca) serão usadas para a primeira dose, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Cabe informar que 5% das doses são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas.

Maternidade do HRL ganha sala de vacina

As doses serão enviadas para às redes de frio regionais na manhã da próxima segunda-feira (22) e a vacinação iniciará à tarde. Até o momento, o DF recebeu 402.610 doses de vacinas contra a Covid-19 e já imunizou, com a primeira dose 193.359 pessoas e 68.875 com a segunda.

Repórter Brasília/ Agência Brasília