Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) será dividida para estreitar relações entre o setor produtivo e o governo

Por Lúcio Flávio 

Mais apoio para o setor produtivo do Distrito Federal. Esse é o intuito do governo do Distrito Federal com a criação de uma nova secretaria, a de Empreendedorismo, que deve ser anunciada amanhã mesmo (11), no Diário Oficial do Distrito Federal. Quem deu a notícia em primeira mão foi o próprio governador Ibaneis Rocha, em entrevista, neste domingo (10), à Rádio Atividade.

“A nova secretaria vai cuidar do micro e do médio empreendedor, além daqueles que fazem parte do programa Desenvolve-DF (antigo Pró-DF), ajudando essas empresas a se recuperar”, declarou o chefe do Executivo. “A SDE vai continuar, o secretário Rui (Coutinho) vai continuar na busca de grandes empresas, grandes financiamentos nacionais e internacionais, o que acontece é que vamos atender os dois lados com mais atenção”, reforçou Ibaneis.

A atual subsecretária de Programas e Incentivos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fabiana Di Lúcia, vai assumir a nova secretaria. Ela fala que a meta é criar um canal de atuação entre os comércios e empresas que prestam serviços no DF nesse tempo de crise sanitária. “O objetivo é o de focar mais no setor produtivo, criar um diálogo mais intenso com a área, no sentindo de atenuar e combater os impactos nesses tempos de coronavírus”, comenta.

Não há indústria no Distrito Federal. A economia da cidade gira em torno, basicamente, dos comércios e empresas de serviços – a exemplo das que terceirizam mãos de obras nas áreas de limpeza, vigilância e computadores – que representam 94,3% do Produto Interno Bruto local. Especialistas apostam na expansão de setores considerados pontos fortes no DF como o agronegócio e o ramo da tecnologia. “A criação dessa pasta é uma promessa de campanha que o governador fez, uma demanda antiga que vai ser bom para os micros e médios empresários”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho. “Eu vou ficar com o foguete e a secretaria de Empreendorismo com o alfinete”, brincou o secretário, pegando carona num comentário do governador.

Infraestrutura

Na mesma entrevista à radio, o governador também falou sobre a geração de empregos por meio da construção civil, citando, por exemplo, a construção do túnel que fará a ligação entre Taguatinga e as cidades de Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente, uma obra estimada em R$ 250 milhões. “Tenho a convicção de que só vamos sair, efetivamente, dessa crise, com obras de infraestrutura, com muita construção civil, temos que apelar muito para esse setor para empregar aquelas pessoas carentes”, defendeu.