Palácio do Buriti, sede do governo do DF. 
Foto: Reprodução

As informações mais visualizadas são dados de servidores, despesas, beneficiários de programas sociais e licitações

A nova versão do Portal da Transparência (www.transparência.df.gov.br) da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) teve um aumento de 60% nos acessos em novembro de 2019, comparado ao mesmo período do ano passado. A nova versão foi lançada no dia 30 de outubro deste ano e teve 216.663 visualizações de página em novembro.

O recorde mensal de visualizações, depois do lançamento, foi de 358.253 também no mês de novembro, 27% a mais que o maior número registrado anteriormente, em maio de 2019, de acordo com dados do Google Analytics.


A coordenadora de Transparência e Governo Aberto da CGDF, Rejane Vaz, acredita que a nova versão do portal facilitou a fiscalização pela população, ou seja, o controle social. “O cidadão está buscando mais informações sobre o GDF. Não fica mais só em uma consulta. O resultado foi superpositivo”, ressaltou.

Para ela, a “superbusca” do novo Portal da Transparência, nos moldes dos portais de procura da internet, além do novo layout, facilitaram a navegação. “Em primeiro lugar nas buscas do site estão as informações sobre servidores, como salários. Em seguida vêm despesas do governo, beneficiários de programas sociais e licitações”, informou Vaz. 

Ela afirmou que o próximo desafio é aumentar o número usuários, mas os usuários agora dedicam mais tempo na pesquisa das informações. “A média era de dois minutos e foi para quatro minutos. Já a média mensal de usuários é de 35 mil. O novo Portal da Transparência traz ainda informações por áreas temáticas, dados em gráficos, uma página exclusiva da Lei de Acesso às Informações, e detalhamento anual da arrecadação dos principais impostos.

Com informações da Assessoria