A área está sendo usada com fins educativos, para melhorar as condições de higiene bucal da comunidade atendida na unidade

O escovódromo da Unidade Básica de Saúde (UBS) 10 do Recanto das Emas voltou a funcionar, depois de muitos anos desativado e aguardando por readequação. A área está sendo usada com fins educativos, para melhorar as condições de higiene bucal da comunidade atendida na unidade, a partir de ações como escovação supervisionada, realização de palestras e distribuição de kits de higiene bucal.

Como a UBS 10 está localizada em uma área de vulnerabilidade social, a necessidade de ensinar os cuidados com a saúde da boca se tornou uma preocupação para os profissionais. “Grande parte dos pacientes utiliza escova coletiva e não tem acesso ao fio dental”, revela a técnica em higiene bucal Márcia Silva Lima Medeiros. “A instrução sobre a higienização tem surtido efeito motivacional para aquisição do hábito de escovar e de consumir uma alimentação não cariogênica”.

As ações educativas ocorrem na recepção da unidade, durante o tempo em que os pacientes aguardam por atendimento odontológico e médico. Enquanto esperam, também podem conversar com os agentes comunitários de saúde, que informam sobre os dias e horários dos eventos. Após esse momento, os pacientes são levados em pequenos grupos ao escovódromo, para colocar as orientações em prática.

“A instrução correta sobre a escovação, com distribuição de kits de higienização, pode reduzir a demanda com a prevenção de lesões cariosas”, ressalta Márcia. A servidora conta com o apoio da gerência da unidade e do dentista local para a realização das atividades.

Com informações da Secretaria de Saúde (SES)