Por meio do Projeto DNA do Brasil Talentos oito mil crianças poderão ampliar o seu potencial esportivo e profissional de forma especializada

Foto: Divulgação

Se tornar um atleta de elite ou um profissional qualificado é uma tarefa complexa e que exige muita dedicação, esforço e, sobretudo, infraestrutura física e técnica para desenvolver plenamente sua aptidão. O projeto “DNA do Brasil Talentos”, que terá sua metodologia e sua plataforma digital lançada, nesta terça-feira (29/10), em Brasília-DF, tem o como foco descobrir o real potencial de crianças e adolescentes para se desenvolverem como atletas e profissionais em suas diversas áreas. Na ocasião estarão presentes os secretários de Educação, de Esporte do Distrito Federal, além de parlamentares e atletas.

O “DNA do Brasil” foi criado pelo Instituto para Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte (IDECACE) e já atende mais de 50 mil crianças, e nesse novo formato tem o objetivo de atender mais 400 mil estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal facilitando o seu caminho para o esporte ou outra profissão que a criança possua habilidade.

Para que isso ocorra, o IDECACE promove, durante dois dias (28 e 29/10) uma capacitação para mil professores dos centros olímpicos e paralímpicos, da Escola de Esportes e profissionais de educação física da rede pública de ensino. Ali eles receberão orientações sobre a utilização dos aplicativos para celular e computador que abordarão a formação da base esportiva e social de excelência no âmbito do programa.

Segundo o presidente do Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Cultura, Esporte e Educação (IDECACE), Wilson Cardoso, o projeto tem o intuito de ser referência no país, nas questões que envolvam sustentabilidade social e educacional e políticas governamentais para o desenvolvimento esportivo e profissional de crianças e adolescentes. “Imagine você como pai ou mãe receber um laudo técnico que destaca a habilidade de seu filho para alguma atividade esportiva específica ou outra que destaca a área profissional que ele pode atuar. Por meio de profissionais você pode desenvolver e encaminhar essa criança para a área que melhor se identifica. É gratificante”, destacou.

O Programa será desenvolvido por meio de atividades de excelência na detecção de talentos para esporte e vocação profissional, balizado em um método científico. Ele está disposto nas seguintes áreas: avaliação biológica, psicológica, sociológica, vocacional e motora. E essa estrutura, ainda poderá ser disponibilizada por meio de um aplicativo para celular ou computador que possibilita o acompanhamento e capacitação das ações.

Foto: Divulgação

Capacitação

O programa tem como base o apoio do Estado na inclusão social, capacitação profissional, formação de atletas, adequação e criação de infraestrutura esportiva, detecção de talentos esportivos, orientação vocacional, implantação de sistema de gestão de centros esportivos. Além disso, por meio de capacitação de profissionais de educação disseminar metodologias de atletas olímpicos, publicação de livros para professores e alunos da rede pública de ensino e envolvimento contínuo da população.
Tecnologia

O aplicativo “DNA do Brasil Talentos” para smartfones e computadores é o mecanismo pelo qual professores e especialistas poderão avaliar e aprimorar ações para os alunos. E, no caso dos jovens atletas, poderão ser avaliados em sua dimensão psicologia, físico-motora, ambiental e vocacional sendo encaminhados de acordo com suas potencialidades esportivas.

Acesse o google play ou apple store do seu celular, baixe o aplicativo e cadastre-se.
Instituto de Excelência

O IDECACE – Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação, é uma entidade de Interesse Público – OSCIP, que atua há mais de 17 anos, e conta com os mais renomados empresários, sociólogos e doutores, atuando no atendimento de mais de 250 mil crianças e jovens. Idealizadora da metodologia de detecção de talentos por meio das áreas de psicologia, físico-motora, ambiental e vocacional. Tendo como base capacitar profissionais para contribuir com os governos, empresas e instituições para aprendizagem baseado no potencial humano. Os programas são ambientes de aprendizagem centrados no potencial do aluno no sentido de ativar as principais habilidades do século XXI para melhorar os resultados de aprendizagem.

SERVIÇO
Lançamento Nacional do projeto “DNA do Brasil Talentos”
Onde: Museu Nacional – Setor Cultural Sul – Esplanada dos Ministérios
Quando: 29/10/2019, às 19 horas
Entrada gratuita

Capacitação de professores para o projeto “DNA do Brasil Talentos”
Onde: Museu Nacional – Setor Cultural Sul – Esplanada dos Ministérios
Quando: 28/10/2019 (8h às 13h) e 29/10/2019 (13h às 19h)

Mais informações:

Tiago Pegon e Rafael Moura
61 99829-1949/ 61 99627-9926

Fonte: JBr