A primeira reunião da comissão será na próxima terça-feira (5), às 15h, no plenário.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os casos de feminicídio no Distrito Federal está pronta para sair do papel. Ato assinado na tarde desta quarta-feira (30) pelo presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), anuncia os nomes dos integrantes do colegiado, levando em consideração as indicações feitas pelos líderes de bancadas. Os cinco titulares da CPI são: Arlete Sampaio (PT), Telma Rufino (Pros), Fábio Felix (PSol), Hermeto (MDB) e Cláudio Abrantes (PDT). Para a suplência, foram indicados os deputados Martins Machado (PRB), Chico Vigilante (PT), Leandro Grass (Rede), Eduardo Pedrosa (PTC) e Roosevelt Vilela (PSB). 

A primeira reunião da comissão já tem data marcada: será na próxima terça-feira (5), às 15h, no plenário da Casa. O objetivo é escolher quem vai ocupar as cadeiras de presidente e vice. A convocação consta do mesmo ato que designa os membros do colegiado.

O anúncio da instalação da CPI do Feminicídio acontece um dia após manifestação de mulheres durante sessão ordinária. Na tarde de ontem, um grupo de militantes foi à galeria do plenário cobrar o início dos trabalhos. Apenas este ano, 27 mulheres morreram vítimas de feminicídio no DF.

Proposta por Arlete Sampaio e Fábio Felix - membros titulares do grupo -, a CPI terá duração de 180 dias, prorrogáveis por igual período. 

Denise Caputo
Foto: Silvio Abdon/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa