Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Ferramenta utilizada pelo Judiciário será usada para aprimorar a comunicação entre a população e o GDF.

Com o intuito de facilitar a comunicação entre os cidadãos e os órgãos públicos, o Governo do Distrito Federal assinou o termo de cooperação técnica para uso do aplicativo Comunicação Pública, ferramenta gratuita de acesso igualitário e transparente que permite ao usuário registrar sua manifestação – seja ela reclamação, sugestão, elogio, informações de caráter geral – e ter acesso aos mais recentes informes do governo. Nesta quarta-feira (16), a Subsecretaria de Inovação da Casa Civil coordenou o treinamento de uso do aplicativo para a primeira turma de gestores de canais.

Participaram do treinamento representantes das Secretarias de Governo, Cidades, Atendimento à Comunidade, Subsecretarias de Governança, Compliance e Tecnologia da Informação, além das seguintes regiões administrativas: Lago Norte, Plano Piloto, Taguatinga, Sobradinho, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Samambaia, Santa Maria, SCIA, Jardim Botânico, Itapoã, Vicente Pires, Fercal e Sol Nascente.

A próxima turma, com treinamento previsto para o final de outubro, terá a participação das demais RA’s, bem como outras unidades governamentais.

Segundo o subsecretário de Inovação, Paulo Medeiro, “a Casa Civil vem atuando no aprimoramento da relação entre a população e o GDF por meio do uso de modernas tecnologias de comunicação, com o objetivo de simplificar a prestação do serviço público”. “Sempre com foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, acrescentou.

De acordo com a advogada Marília Matos, idealizadora do aplicativo, “a ferramenta foi desenvolvida para resolver os problemas de comunicação entre a população e órgãos públicos”.
Na prática

O uso do aplicativo é muito simples. O Comunicação Pública está disponível para instalação no Google Play Store e no Apple Store, além das plataformas Android e iOS. Ao acessá-lo, o cidadão deverá escolher a área “Governamentais”, “Executivo”, “Governo do Distrito Federal”, selecionar o canal de interesse e se manifestar.

Usuária do aplicativo desde o início do ano, a subsecretária de Governança da Casa Civil, Joyce de Oliveira, destaca a facilidade e a eficiência do Comunicação Pública.

“O aplicativo traz comodidade, pois evita que o cidadão se desloque até uma repartição pública. Não tem burocracia. A comunicação é objetiva, a resposta do órgão público é rápida e, muitas vezes, a dúvida esclarecida poderá auxiliar outros usuários”, atesta a advogada licenciada.