Políticas para o setor estavam vinculadas à Secretaria de Justiça. Com nova estrutura, governo do DF chega a 29 secretarias.

Por G1 DF

Deputado distrital Iolando Almeida (PSC) será secretário da Pessoa com Deficiência — Foto: Carlos Gandra/CLDF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou na manhã desta quarta-feira (11) a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência. O deputado distrital Iolando Almeida (PSC) foi nomeado para o cargo.

O projeto de lei que criou a pasta foi enviado à Câmara Legislativa do DF em 19 de agosto e aprovada nove dias depois. Até então, as políticas voltadas ao setor estavam subordinadas à Secretaria de Justiça.

Em outubro, Iolando foi eleito com 13 mil votos, se tornando o único distrital com deficiência física eleito para a CLDF. No lugar dele, em tese, assumiria o suplente, Daniel de Castro (PSC), atual administrador de Vicente Pires. No entanto, Daniel deve continuar na função, abrindo espaço na Câmara Legislativa para Pedro Paulo de Oliveira (PSC), que recebeu 10.048 votos nas eleições de 2018.

Número de secretarias

A criação da nova pasta fez o DF chegar a 29 secretarias. Durante a campanha, ao ser questionado sobre o número de secretarias com que pretendia trabalhar, Ibaneis disse ao G1 que reduzir o número de secretarias não era algo importante.

"Às vezes, acabar com uma secretaria não é o caminho. Você tem que enxugar a máquina, não pode ser cabide de emprego, tem que administrar com competência", disse.