A autora da iniciativa, Jaqueline Silva, destacou que contar histórias é uma arte e salva vidas.

Por iniciativa da deputada Jaqueline Silva (PTB), a Câmara Legislativa realizou sessão solene nesta quarta-feira (4) em homenagem à Semana do Contador de Histórias. A solenidade aconteceu no plenário da Casa e contou com a presença de vários contadores de história e alunos.

Jaqueline Silva, em seu pronunciamento, destacou a importância das narrativas. "Contar histórias é uma arte e salva vidas. Ao ouvir grandes histórias, podemos construir universo mágico na nossa vida interior, alimentando a nossa imaginação, estamos nos salvando de muitos males", contou a parlamentar.

A deputada também destacou que a Comissão de Educação, Saúde e Cultura aprovou nesta manhã os PL n° 553/2019, que institui a semana dos contadores de história no Distrito Federal, e o PL n° 456/2019, que inclui literatura brasiliense no currículo das escolas públicas. Ambos os projetos são de autoria da deputada. "Se estou hoje aqui devo muito à leitura, pois foi através dela que eu ousei sonhar e consegui conquistar uma cadeira nesse parlamento", acrescentou a parlamentar.

Já a contadora de história Maristela da Silva ressaltou a importância da profissionalização dos contadores e da ocupação de espaços públicos. Referindo-se à CLDF, disse que "este é um dos espaços mais importantes" da nossa cidade. "No momento em que contamos historias, estabelecemos um elo, elo de cumplicidade afetiva e que nem a eternidade pode arrancar isso de nós", acrescentou Maristela.

O embaixador do projeto Adotando Escritores, Ryan do Santos Maia, disse que a vontade de ler começou desde pequeno e com seis anos publicou seu primeiro livro intitulado "Uma Heroína e um herói: a liga da tecnologia", que já foi publicado em 22 estados brasileiros. "O contador de história é, muitas vezes, a pessoa que planta uma sementinha na cabeça de uma criança, que te faz ter o gosto pela leitura e escrita e nos faz querer viajar pelas histórias", contou Ryan, que tem oito anos de idade.

O deputado, Jorge Vianna (Podemos), homenageou a deputada Jaqueline Silva, contando a história da vida dela. "Às vezes a gente olha muito para as grandes profissões, dá valor e outras ficam esquecidas. Contador de história é uma profissão belíssima, riquíssima, quem de nós nunca se emocionou, viajou e se incentivou com uma história?", observou Vianna.

A deputada federal Erika Kokay (PT/DF), falou sobre a transversalidade do trabalho do contador de histórias. "Existem vários tipos de inteligência, e o contador de história auxilia na educação e desenvolvimento dessas inteligências".

Durante a sessão os contadores apresentaram seus trabalhos para os deputados e alunos e professores da escola da rede pública.

Victor Borges e Victoria Kortbawi (estagiários) 
Fotos: Silvio Abdon
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa