Resultado de imagem para hospital da criança em brasilia
Unidade, após ter acompanhado crianças que foram submetidas a esse procedimento em outros estados brasileiros, tem investido no treinamento de sua equipe.
Agência Brasília *

Por meio de uma portaria publicada na edição de sexta-feira (2) do Diário Oficial da União (DODF), o Ministério da Saúde habilitou o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) a realizar transplantes de medula óssea. As projeções sinalizam que as primeiras cirurgias dessa especialidade serão feitas ainda neste ano.

Segundo a diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, o Hospital já almejava condições para esse tipo de procedimento – tanto que a há a previsão de dez leitos voltados especificamente ao transplante de medula óssea. Até hoje, a unidade hospitalar já acompanhou mais de 90 crianças que passaram pelo transplante e outros estados do Brasil.

“Implantar o serviço de transplante de medula em um hospital pediátrico de alta complexidade é uma consequência natural”, avalia a diretora. “Nós já havíamos recebido as visitas de vistoria técnica da Central de Transplantes do Ministério da Saúde. Nos últimos três anos, estruturamos um ambulatório para avaliar as indicações de crianças que eram elegíveis para o transplante e começamos a treinar a enfermagem e os médicos aqui do hospital, que fizeram treinamento em outros centros”.

Tratamento

Com a decisão do Ministério da Saúde, o HCB está autorizado a realizar os transplantes autogênicos. Nessa terapêutica, células formadoras do sangue são retiradas do próprio paciente e ficam preservadas enquanto ele passa por quimioterapia de condicionamento.

Ao final do tratamento quimioterápico, as células são devolvidas à criança, que permanece em ambiente apropriado até receber alta. Depois de voltar para casa, o paciente continua recebendo o acompanhamento do hospital e precisa usar medicação imunossupressora.

Benefícios

A habilitação para o transplante beneficia não apenas as crianças com câncer, leucemia e linfoma, tratadas pela onco-hematologia, mas também as diagnosticadas com doenças congênitas, como imunodeficiências e anemia falciforme. “O transplante é a única terapêutica para curar algumas doenças genéticas”, esclarece Isis Magalhães. “Inclusive, há uma portaria ministerial reconhecendo a anemia falciforme como uma doença passível de cura pelo transplante de medula óssea”.

O HCB faz parte da rede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e é administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe). É um hospital público, de especialidades pediátricas, voltado ao tratamento de doenças que requerem uma assistência de alta complexidade.

O atendimento é feito para crianças encaminhadas pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que as direciona ao HCB.

* Com informações da SES/DF