Renovação da frota e novas linhas de ônibus, adoção da faixa reversa na EPTG e operação contra fraude no sistema de bilhetagem eletrônica são algumas das ações no setor, nos primeiros seis meses da atual gestão.
Agência Brasília
O Governo do Distrito Federal elaborou metas e projetos para a infraestrutura de transportes. Após seis meses de gestão, o trabalho já mostra resultados. No transporte público, por exemplo, a renovação da frota, com a aquisição de 63 microônibus, deu mais conforto e comodidade aos usuários. A Operação EPTG, iniciada em março, diminuiu em até 30 minutos o tempo de viagem no transporte coletivo e aumentar em 20% a fluidez. A alteração ocorre em dias úteis, das 6h às 9h e das 17h30 às 19h45. 

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade, a inversão da via possibilitou a identificação de redução significativa no tempo de viagem dos usuários do Sistema de Transporte Público Coletivo, de cerca de 30 minutos. “A medida é uma forma, também, de incentivar os usuários a deixarem os veículos em casa e utilizarem o transporte público”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro.

O GDF também lançou um edital de chamamento público para estudos de implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas avenidas W3 Sul e Norte. E, para combater a fraude no sistema de bilhetagem, lançou a Operação Cartão Vermelho. 

Atendimento
Em relação ao atendimento aos usuários, o DFTrans ampliou para 35 guichês no posto do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), 21 a mais do que o número anterior. Em Brazlândia e Taguatinga, as linhas 409.1 e 963.1 ganharam mais viagens. 

A região de Águas Claras ganhou a linha 0.952, com trajeto circular até o Taguatinga Shopping, passando pelas avenidas Araucárias e Castanheiras e pelas quadras 107 e 301. Já no Setor P Sul houve a ampliação da linha circular 933.6 para o atendimento nas vias P2 e P3, com 35 viagens nos dias úteis e 23, aos sábados. Aumentou, ainda, o número de viagens na linha 932.2, com 16 horários. 

No Metrô-DF, a expansão do horário do funcionamento das estações metroviárias, com abertura às 5h30, deu mais alternativas à população. Após o novo horário, as estações passaram a funcionar a partir de 5h30, de segunda-feira a sábado, e a partir das 6h30 aos domingos.

Prevenção
Os trabalhos preventivos também são prioridade do governo. Para isso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou uma série de ações para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. Dados do departamento apontam uma redução de 18% no número de mortes nesses seis meses, comparado ao mesmo período do ano passado. 

Importante ferramenta para a segurança e orientação das pessoas e veículos, as sinalizações horizontais e verticais, como quebra-molas e placas, estão sendo revitalizadas. Outra forma de prevenção, a educação no trânsito executou programas como o Detran nas Escolas para educadores, além de campanhas de Volta às Aulas, Carnaval, Faixa de Pedestre, uso de celular ao volante e consumo de álcool ao volante. 

Houve aumento de cursos gratuitos ofertados pela Escola Pública de Trânsito (EPT), como o Curso de Atualização para motofretistas, Curso de Mecânica para mulheres, Curso de Iniciação para a superação do medo de dirigir. Na área de fiscalização, multas foram convertidas em advertências. A Operação Faixa Segura, com agentes em pontos estratégicos, deu mais segurança aos pedestres. A fim de diminuir os acidentes e mortes no trânsito, a Operações Lei Seca nas vias urbanas tem mapeamento de áreas de maior consumo de bebidas alcoólicas por parte de condutores, bem como áreas de maior índice de acidentes. 

Sinalizações
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) revitalizou sinalizações e pistas, como o Eixão. Construiu também calçadas e abrigos de ônibus, além do balão de acesso as Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa) e de três passarelas na BR-020. Restaurou, ainda, o pavimento asfáltico da DF- 087.