Francisco Araújo foi contemplado com a Medalha Tiradentes, mais importante distinção honorífica. comenda que integra a tradição da corporação há mais de três décadas.

Leilane Oliveira

“Esse reconhecimento me traz ainda mais responsabilidade e a confiança de que estamos no caminho certo”, declarou Francisco Araújo | Foto: Davidyson Damasceno / Iges-DF

O diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégico de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Francisco Araújo, recebeu nesta quarta-feira (24) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier — Medalha Tiradentes. A honraria foi entregue pela comandante-geral da PMDF, coronel Sheyla Sampaio. A cerimônia foi realizada no Comando Geral da Polícia Militar, no Setor Policial Sul.

A medalha – que é destinada a condecorar cidadãos que contribuem de forma relevante com as atividades desempenhadas pela Polícia Militar e com a segurança pública do DF – é motivo de comemoração para o presidente Francisco.

“Receber essa honraria de uma corporação respeitada como é a PM é motivo de alegria para mim, pessoalmente. E também para o Iges-DF, Instituto do qual estou à frente com muito orgulho. Por isso, esse reconhecimento me traz ainda mais responsabilidade e a confiança de que estamos no caminho certo”, destacou Francisco.

O que é a Medalha Tiradentes

A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier faz parte da tradição da Polícia Militar do DF há mais de três décadas. Foi criada pelo Decreto nº 5.272, de 6 de junho de 1980, e elevada à Ordem do Mérito pelo Decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF.

Ela tem três graus, sendo a mais alta a Grã-Cruz, seguida pela Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro. Em maio, o governador Ibaneis Rocha foi condecorado.

* Da equipe do Iges-DF