Eduardo Pedrosa lembrou a responsabilidade do Legislativo local em prol da biodiversidade e meio ambiente.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, ao longo desta sexta-feira (31), o 1º Eco Ideias Brasília – Tecnologia a Serviço da Sustentabilidade. Palestras, exposições e apresentações estão na programação. O objetivo é conhecer iniciativas bem sucedidas, além de promover o intercâmbio de ideias, para o desenvolvimento sustentável do DF.

Na abertura do evento, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo da Casa, deputado Eduardo Pedrosa (PTC), destacou pesquisa da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) que revela que 1 milhão de espécies animais e vegetais estão em risco de extinção em todo o mundo. Ele lembrou a responsabilidade do Legislativo local em prol da biodiversidade e do meio ambiente em geral do DF e disse ter orgulho por poder contribuir na Comissão de Meio Ambiente.

"Falar de meio ambiente é falar de nós mesmos: é falar da sobrevivência, da água que bebemos, do ar que respiramos", disse o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista da CLDF, deputado Leandro Grass (Rede), se dirigindo, especialmente, às centenas de estudantes que estavam no auditório da Casa. O distrital aproveitou para explicar a função da Comissão de Meio Ambiente e da frente parlamentar na elaboração de leis, bem como na fiscalização da execução de políticas ambientais. Ele elogiou, ainda, a realização de projetos de educação ambiental nas escolas, defendendo o fortalecimento de iniciativas do tipo.

Também presente ao evento de abertura, a recém-empossada deputada Kelly Bolsonaro (Patriota) disse querer participar da Frente Parlamentar Ambientalista: "Quero contribuir".

Boas práticas no Legislativo – Como parte da programação desta manhã, o ecólogo Uirá Felipe Lourenço apresentou o projeto Ecolegis da Câmara Legislativa, o qual envolve a realização de diversas ações de sustentabilidade na CLDF, seja na área de gestão de resíduos como na mobilidade ativa. Entre as ações realizadas está a sensibilização e o estímulo para reduzir o uso de descartáveis; a instalação de coletores de recicláveis, orgânicos e papeis secos a serem reaproveitados em todos os setores da Casa; o estímulo ao uso de bicicleta, e a troca de sistemas antigos de torneira e de descarga nos banheiros do prédio, visando a economizar água.

Lourenço apontou, também, que o Legislativo local aderiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – o que vai permitir reduzir, consideravelmente, o uso de papel na tramitação de documentos – e que estão sendo instaladas usinas fotovoltaicas em cima do auditório e do plenário.

Ao apresentar o projeto EcoCâmara da Câmara dos Deputados, Luís Vicente da Costa Braga disse que uma gestão pública sustentável beneficia o meio ambiente, a economia e as pessoas. Segundo informou, em 15 anos, o EcoCâmara resultou numa economia de R$ 48 milhões em água.

Educação, sustentabilidade e impacto social – Ainda durante a manhã, o "Eco Ideias Brasília" contou com palestra da professora Débora Garofalo, uma das 10 finalistas do Global Teacher Prize 2019, considerado o Nobel da Educação.

Garofolo é a idealizadora do projeto "Robótica com Sucata", que beneficia estudantes de seis a 14 anos da escola pública Almirante Ary Parreiras, na periferia de São Paulo. Realizado há quatro anos, o projeto envolve a concepção e a fabricação de objetos de robótica a partir de lixo eletrônico e de sucata coletados nas ruas pelos próprios alunos.

Conforme explicou a professora, os estudantes decidem o que querem construir. Entre os objetos que já foram produzidos estão carrinhos motorizados, mão robótica, helicóptero e até um carro de pvc que se move e toca a música "Let It Go", da animação "Frozen".

O projeto registra resultados expressivos. Segundo Garofalo, a iniciativa reduziu em 93% a evasão escolar, e mais de uma tonelada de resíduos sólidos foi retirada das ruas e reutilizada.

Programação – O evento segue com palestra sobre a preservação do Cerrado e apresentação do Museu do Cerrado. A convidada é a professora Rosângela Corrêa.

Veja abaixo o que acontece à tarde:

14h – Reuso da Água
Prof. Dr. Daniel Sant´Ana

14h30 – Mobilidades Sustentáveis
Mobilidade Ativa e Sustentabilidade – Rosana Baioco (Bike Anjos DF e Rodas da Paz)
Uber – Compartilhamento de Transportes
Hyperloop Transportation Technologies (HTT) – O Futuro da Mobilidade

15h20 – Apresentação do Projeto Litro de Luz

16h – Sessão solene de abertura da Frente Parlamentar de Energias Renováveis

16h20 – Desenvolvimento de Placas Fotovoltaicas
Gerson Vicente de Paula Júnior – Fábrica Social – Sedes/DF

16h40 – Potencial da Energia Solar Fotovoltaica de Brasília
Prof. Dr. Rafael Amaral Shayani

17h30 – Encerramento

Denise Caputo
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa