À frente da homenagem, Arlete Sampaio destaca lutas do Sindmédico/DF.

A Câmara Legislativa realiza sessão solene nesta quinta-feira (6) em homenagem aos 40 anos do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (Sindmédico). O evento acontece a partir das 19h, no plenário da Casa, por iniciativa da deputada Arlete Sampaio (PT).

"O Sindmédico foi criado num momento de afirmação da luta dos trabalhadores por direitos no período da ditadura militar", destaca a distrital. "Durante a sua história, a entidade foi protagonista de lutas extremamente importantes, não só para a categoria médica, mas também para a saúde pública do DF", completa.

A solenidade tem como objetivo saudar os 40 anos do sindicato, bem como homenagear a atuação dessa organização na defesa do exercício profissional da categoria médica e da garantia de um atendimento eficaz para a sociedade nos serviços público e privado. 

Trajetória – A história do Sindmédico se inicia no final dos anos 1970, quando um grupo de médicos insatisfeitos com as condições de trabalho fundou a Associação Profissional dos Médicos do Distrito Federal, em 8 de novembro de 1978.

Atualmente, o sindicato possui cerca de 5,8 mil filiados, incluindo médicos da ativa e aposentados da Secretaria de Saúde do DF e do setor privado. A entidade se destaca pela defesa aguerrida dos direitos individuais e coletivos da categoria, sempre na perspectiva de garantir avanços na melhoria das condições de trabalho, nas remunerações no serviço público, entre outras lutas.

Serviço
Sessão solene em comemoração aos 40 anos do Sindmédico
Quando: quinta-feira (6), às 19h
Onde: plenário da CLDF

Victoria Kortbawi (estagiária)
Fotos: Carlos Gandra/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa