Cerca de 45% do público-alvo já recebeu doses da vacina, diz Secretaria de Saúde. Meta é vacinar 790 mil pessoas; veja detalhes.

Por Marília Marques, G1 DF

Vacina Taubaté — Foto: Divulgação / Prefeitura de Taubaté

O "Dia D" de vacinação contra a gripe, neste sábado (4), imunizou 89,5 mil pessoas no Distrito Federal, segundo a Secretaria de Saúde. Com isso, 45% do público-alvo já recebeu as doses. A meta é vacinar 790 mil pessoas até 31 de maio, quando termina a campanha deste ano.

Vacina da gripe: Quem pode tomar? Posso ficar doente? Tire suas dúvidas

Questionada pelo G1, a pasta não informou qual era a expectativa de público para o dia, mas disse que 180 mil doses da vacina tinham sido distribuídas. Ao todo, 109 pontos de vacinação ficaram abertos das 8h às 17h.

Até o fim da campanha, as doses estarão disponíveis para o restante do público-alvo. Veja quem faz parte do grupo:
Gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias)
Crianças de um a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Trabalhadores de saúde
Povos indígenas
Idosos
Professores de escolas públicas e privadas
Pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
Funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade

Os doentes, acamados e internados, podem agendar o dia de tomar a vacina pelo telefone 160.


Vacina contra gripe — Foto: Reprodução/TV Globo

Vacinas em dia
Durante toda a campanha deste ano será possível receber doses de outras vacinas para crianças, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias e gestantes. A proposta do governo é aproveitar a vacinação contra a gripe para atualizar os cartões de imunização.

A Secretaria de Saúde espera alcançar 65 mil bebês de até seis meses e menores de dois anos, além de 156,8 mil crianças de dois até cinco anos e 32,5 mil mulheres grávidas.

A vacina causa gripe?

Pesquisas científicas comprovam que a vacina não causa a gripe, pois o vírus inserido no corpo está inativo. Somente partes do microrganismo são usadas em sua composição. “A vacina só estimula o sistema imunológico para que ele produza anticorpos”, dizem médicos ouvidos pela reportagem.

Leves reações à vacina podem acontecer, no entanto, após a aplicação, como dores locais e febres baixas. Em casos raros, podem ocorrer reações alérgicas.

Ainda segundo os especialistas, é preciso tomar as doses todos os anos porque os vírus causadores da gripe sofrem mutações rapidamente e, portanto, as variedades em circulação mudam a cada ano.