Projeto da Vara da Infância e Juventude usa vídeos e fotos de crianças. Elas autorizaram a estratégia para aumentar as chances de encontrar uma família.

Por Brenda Ortiz, G1 DF

Projeto Em busca de um lar da Vara da Infância e da Juventude do TJDF
G1 DF


Projeto "Em busca de um lar" da Vara da Infância e da Juventude do DF mostra crianças e adolescentes que esperam pela adoção

No Distrito Federal existem cerca de 130 crianças e adolescentes esperando para serem adotados e 543 famílias habilitadas no cadastro local para a adoção. No entanto, a maioria das crianças e adolescentes não se encaixa no perfil pretendido por essas famílias.

Os motivos principais, segundo a Vara da Infância e Juventude (VIJ), são a idade, o número de irmãos e problemas de saúde. Cerca de 90% das famílias ainda buscam crianças menores de 3 anos para adotar.

Para aumentar as chances de adoção desses meninos e meninas, a Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ) criou o projeto "Em busca de um lar". O objetivo é a chamada busca ativa de pretendentes à adoção, ou seja, encontrar famílias para crianças e adolescentes que têm o perfil preterido pelos adotantes.

Para encontrar essas famílias, a foram produzidos vídeos e fotos. São os "candidatos a filhos" que se apresentam para possíveis pais (veja vídeo acima).

Os irmãos Everton e Kauã fazem parte do projeto "Em busca de um lar", da Vara da Infância e Juventude do DF — Foto: VIJ-DF/ Divulgação

Segundo a psicóloga da Seção de Colocação em Família Substituta da VIJ, Niva Campos, seis crianças e adolescentes participam da campanha, em um primeiro momento. Todas autorizaram o uso da própria imagem e quiseram participar do “Em busca de um Lar”.

“Sabemos do risco que o uso da imagem poderia causar, mas entendemos esse projeto como uma oportunidade de dar visibilidade a essas crianças."

Para Niva, divulgar a imagem é uma chance que elas têm de serem conhecidas e de encontrarem uma nova família. Antes de participar do projeto, cada uma foi assistida pela equipe de psicólogos da Vara da Infância.

Ana Cristina participa do projeto "Em busca de um lar", da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal — Foto: VIJ-DF/ Divulgação

Como funciona o projeto?

Os vídeos e fotos das crianças e adolescentes que participam do "Em busca de um lar" são divulgados pela Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal nas redes sociais. A família que se interessar, precisa ser habilitada para a adoção.

Guia online mostra o passo a passo para a adoção

É necessário passar por todo processo de preparação psicossocial e estágio de convivência, passos convencionais para a adoção de qualquer criança ou adolescente.

Veja aqui outras informações do “Em busca de um Lar”, da Vara da Infância do DF


Layane, de 13 anos, participa do projeto "Em busca de um lar", da Vara da Infância e Juventude do DF — Foto: VIJ-DF/ Divulgação

Nessa primeira fase do projeto, foram selecionadas crianças com mais de 9 anos. A segunda fase, que deve começar no próximo semestre, terá crianças que possuem algum problema de saúde.