Segundo a Polícia Militar, até as 20h40, cerca de 15 mil pessoas assistiam à encenação. Um adolescente foi apreendido com objetos furtados.

Por G1 DF e TV Globo

Via-Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina. — Foto: Reprodução/TV Globo

 Via-Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, reuniu uma multidão de fiéis nesta sexta-feira (19). Segundo a Polícia Militar, até as 21h, mais de 15 mil pessoas assistiam à encenação.

O número é menor que o registrado no ano passado, quando 45 mil fieis acompanharam o espetáculo que encena a morte e ressurreição de Jesus. A expectativa de público dos organizadores era de 150 mil pessoas.

A Via-Sacra teve início na quinta, quando atores interpretaram a última ceia de Cristo. Na sexta, é encenada a parte em que ele é crucificado e ressuscita, três dias depois, no domingo de Páscoa.

Atores encenam a morte de Cristo na Via-Sacra de Planaltina. — Foto: Reprodução/TV Globo

O espetáculo teve início às 16h e se estendeu até depois das 21h. Ao todo, o percurso percorrido por fiéis e atores é de sete quilômetros.

Em 2019, 1,4 mil voluntários participaram da organização do evento – 900 na encenação e 500 na equipe técnica. No domingo, a região recebe ainda uma missa e shows de encerramento, das 16h30 às 23h30.

Um dos espectadores nesta sexta foi o marceneiro Allison Vieira. Ele visitou o Morro da Capelinha com a esposa e levou banquinhos para diminuir o cansaço.

O marceneiro Alisson Vieira e a esposa assistiram à Via-Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina. — Foto: Reprodução/TV Globo

"A gente está indo mais cedo para fazer os nossos pedidos. Todo ano, a gente vem prestigiar a tradição da nossa cidade."

A segurança do evento foi feita por 350 policiais militares. Segundo a PM, um adolescente de 14 anos foi apreendido com carteiras e relógios furtados. O Corpo de Bombeiros mobilizou 180 militares.

Crucificação de Cristo na Via-Sacra de Planaltina. — Foto: Reprodução/TV Globo

O acesso ao local foi reforçado por quatro linhas de ônibus especiaisque saíram de Sobradinho, Planaltina e da Rodoviária do Plano Piloto em direção ao Morro da Capelinha.

O trânsito também sofreu alterações por conta do evento. O entroncamento entre as DFs 130 e 230 foi bloqueado às 13h. Ficou liberado apenas sentido único para o local da celebração, com acesso pela DF 128.

Outras Vias-Sacras

Apesar de ser a mais famosa, a Via-Sacra de Planaltina não foi a única realizada no Distrito Federal. Pelo menos outras 21 paróquias fizeram eventos similares.

No Guará 2, fiéis acompanharam pela manhã encenação da Igreja Maria Imaculada. Há mais de 30 anos, a comunidade se organiza para produzir o espetáculo.

À tarde, no Paranoá, houve celebração da Paixão de Cristo e adoração da cruz na paróquia Santa Maria dos Pobres.