Aspirantes a oficial receberam uma espada pela conclusão da primeira etapa dos estudos, que vão se estender por mais um ano e meio
AGÊNCIA BRASÍLIA

O vice-governador Paco Britto participou na manhã desta sexta (1º) da entrega do Espadim Marechal Souza Aguiar a 21 cadetes do Curso de Habilitação de Oficiais do Corpo de Bombeiro Militar do DF (CBMDF). A solenidade marca a conclusão da primeira etapa de formação dos aspirantes a oficial, que integram a 37º turma. Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia, realizada no pátio da Academia do CBMDF, no Setor Policial Sul.

“Hoje vocês realizam o sonho de milhares de crianças, mas que é privilégio apenas daqueles mais bem preparados para essa missão de salvar vidas”, discursou Paco Brito. O desejo infantil ao qual o vice-governador se referiu foi uma meta na vida da cadete Camila Muniz, uma das seis mulheres que em breve irão compor o time de oficiais.

“É uma grande conquista. Estudei e me esforcei muito para isto. Estou orgulhosa”, afirmou. Ainda bebê, Camila sofreu uma queimadura com um prato de sopa quente que virou sobre o rosto dela. “Teve queimaduras de terceiro grau, fez um tratamento dolorido por meses. Precisou raspar todo o ferimento por diversas vezes, sofreu demais. Agora, minha filhota será uma oficial do Bombeiro. Quem diria? ”, comenta a mãe, Magali Muniz, que é psicóloga.

O comandante-coronel Carlos Emilson Santos explicou que o grupo passou por seis meses de adaptação e, ainda vão encarar mais um ano e seis meses de academia. “Vocês ainda têm um longo caminho de estudos antes de comandar as operações nas ruas do Distrito Federal”. Os alunos quando completarem a academia entrarão para o time oficiais da corporação, que atualmente tem um efetivo estimado em cinco mil homens e mulheres.