Material será distribuído nas concentrações dos bloquinhos de Brasília durante o Carnaval
AGÊNCIA BRASÍLIA *

Está na dúvida se a menina ou o garoto é maior de idade? A Secretaria da Juventude do DF pode ajudar. Serão distribuídos 20 mil bótons, mais conhecidos como melequinhas, para o folião colar na camiseta ou na fantasia nos bloquinhos de carnaval. O material faz parte da campanha de combate à violência sexual promovida pelo Governo do Distrito Federal por meio dos órgãos de segurança pública.

O adereço identifica se a pessoa tem mais ou menos de 18 anos. Se for menor de idade, vem com o alerta #Nemvemquenãotem; se for maior, o enunciado é #Respeitosempre. Além dessas estampas, o adereço traz as mensagens “Pedofilia é crime”, “Assédio é crime” e “Importunação sexual é crime”, para não deixar dúvida de que o respeito vem em primeiro lugar.

“Estamos falando de algo muito sério, que são os crimes de violência sexual”, atenta o secretário da Juventude, Léo Bijos. “O GDF já tem a campanha do “Depois do ‘não’ é assédio” e a distribuição de apitos para denunciar de forma sonora e rápida quem pratica o assédio. Nós viemos justamente para reforçar essas ações”.

Bijos explica que outra função importante dos adesivos é alertar os ambulantes sobre a venda de bebida alcóolica para menores de idade. “Basta o comerciante ficar de olho no [enunciado] “+18” e “-18”. Se vier com o “-18 estampado”, já peça a documentação”, recomenda.

De acordo com levantamento da Secretaria de Segurança Pública, em 2018, no DF, foram registrados 673 crimes contra a dignidade sexual (estupro, estupro de vulnerável e importunação sexual), contra 745 em 2017. Em relação aos casos de feminicídio, foram 28 no ano passado, contra 18 em 2017. Já os números de enquadrados na Lei Maria da Penha por casos de violência doméstica foram 14.985, em 2018, contra 14.583, em 2017.

* Com informações da Secretaria da Juventude do DF