Opções são para as Escolas Técnicas de Brasília (foto), Ceilândia e Planaltina e para o Centro Educacional nº 2 do Cruzeiro. Inscrição no processo seletivo deve ser feita no site da Secretaria de Educação até 6 de junho.

Duas mil e 22 vagas de educação profissional estão disponíveis em quatro unidades escolares do Distrito Federal. As inscrições no processo seletivo, gratuitas, devem ser feitas no site da Secretaria de Educação até 6 de junho.Duas mil e 22 vagas de educação profissional estão disponíveis em quatro unidades escolares do Distrito Federal. As inscrições no processo seletivo, gratuitas, devem ser feitas no site da Secretaria de Educação até 6 de junho. 

Há oferta para modalidades presenciais e a distância, em diferentes áreas, como técnico em informática, eletrônica e logística. Todos os cursos começam no segundo semestre de 2018.


De acordo com o regulamento, a candidatura tem de ser em apenas uma unidade escolar, em um dos cursos e somente em um turno.

Na página de inscrição, o candidato precisa informar CPF, sexo, nome, nome da mãe e data de nascimento. Quem quiser concorrer a vagas reservadas a pessoas com deficiência precisa marcar a opção. Em seguida, o interessado seleciona a escola, o turno e o curso que deseja.

Em etapas posteriores ao cadastro on-line, também gratuitas, os que concorrem a vagas para pessoas com deficiência terão de apresentar laudo médico emitido nos últimos 12 meses.


Em caso de demanda maior do que a oferta, a Escola Técnica de Brasília aplicará prova

Se as inscrições excederem o número de vagas em cada curso e turno, a seleção será feita por meio de sorteio eletrônico em 8 de junho. A previsão é que o resultado seja divulgado a partir das 18 horas no site da secretaria.

A exceção é para a Escola Técnica de Brasília que, em caso de demanda maior do que a oferta, aplicará prova em 24 de junho.

Para matrícula, os selecionados terão de apresentar o original e a cópia dos seguintes documentos:
identidade
CPF
duas fotos 3×4
comprovante de residência
comprovante de escolaridade

Detalhes sobre a documentação e outras exigências e informações podem ser consultadas nos editais, publicados no Diário Oficial do DF e disponíveis no portal da Educação.
Vagas para cursos de educação profissional no DF (2/2018)
Unidade escolar Cursos técnicos Turno Para ampla concorrência Para pessoas com deficiência
Escola Técnica de Brasília Eletrônica Matutino 70 4
Vespertino 70 4
Noturno 70 4
Eletrotécnica Matutino 70 4
Vespertino 70 4
Noturno 100 5
Informática Matutino 100 5
Vespertino 100 5
Noturno 100 5
Telecomunicações Matutino 70 4
Vespertino 70 4
Noturno 70 4
Escola Técnica de Ceilândia Administração Matutino 100 5
Vespertino 100 5
Noturno 100 5
Informática Matutino 100 5
Vespertino 100 5
Noturno 100 5
Logística Noturno 67 3
Administração integrado à EJA Ensino a distância 95 5
Informática integrado à EJA Ensino a distância 95 5
Escola Técnica de Planaltina Especialização em enfermagem em urgência e emergência Matutino 19 1
Vespertino 19 1
Centro Educacional nº 2 do Cruzeiro Serviços públicos integrado à EJA Noturno 66 4

Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Brasília

Localizada em Águas Claras, a escola oferta quatro opções de cursos presenciais em todos os turnos:
técnico em eletrônica (1.700 horas)
técnico em eletrotécnica (1.836 horas)
técnico em informática (1.768 horas)
técnico em telecomunicações (1.700 horas)

Para formação nos cursos, há estágio supervisionado. Após a inscrição on-line, o candidato terá de homologá-la presencialmente (QS 7, Lotes 2 e 8, Avenida Águas Claras)até 7 de junho, em dias úteis, nos seguintes horários: das 9 às 12 horas, de 13 às 18 horas ou de 19 às 21 horas.

Nessa unidade, se houver mais inscritos do que o número de vagas, a seleção será feita por meio de prova, em 24 de junho, às 14 horas. Nesse caso, serão cobrados conteúdos de português e matemática.

Requisitos: cursar o segundo e o terceiro anos do ensino médio ou tê-lo concluído; ou ainda cursar o terceiro segmento da educação de jovens e adultos (EJA).
Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia

A unidade ofertará os seguintes cursos presenciais:
técnico em administração (1.140 horas)
técnico em informática (1.200 horas)
técnico em logística (800 horas)

Para participar dos de administração e de informática, é necessário cursar ou já ter concluído o ensino médio. Para o de logística, exige-se idade mínima de 16 anos e ensino médio completo.

Na modalidade a distância, estão disponíveis dois cursos, ambos integrados à EJA:
técnico em administração (2.400 horas)
técnico em informática (2.400 horas)

Os requisitos, nesse caso, são ter 18 anos e concluído o ensino fundamental ou equivalente. Além disso, o candidato não pode estar cursando o ensino médio regular nem o terceiro segmento da EJA.
Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Planaltina

O curso de especialização técnica de nível médio em enfermagem em urgência e emergência é presencial e soma 450 horas — organizado em dois módulos e com estágio supervisionado.

Para se inscrever, é preciso ter 18 anos e apresentar diploma de conclusão de curso técnico em enfermagem.

Na unidade, estão disponíveis 19 vagas para ampla concorrência e uma destinada a pessoas com deficiência no período matutino. A mesma quantidade de vagas é ofertada no vespertino.

Além disso, 50% das vagas são reservadas para técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde. O vínculo empregatício terá de ser comprovado com declaração em papel timbrado emitida pela chefia imediata.
Centro Educacional nº 2 do Cruzeiro

O curso técnico em serviços públicos ofertado pela escola do Cruzeiro é integrado à EJA no eixo tecnológico gestão de negócios. Serão cinco módulos e um total de 2.400 horas.

Os interessados precisam ter 18 anos, concluído o ensino fundamental ou estar em fase de conclusão do nono ano ou ainda no segundo segmento da EJA.