Moradores cobram melhorias no posto de saúde da cidade.

Moradores de Vicente Pires participaram no último dia 16 de reunião com representantes da Secretaria de Saúde do DF. O encontro foi mediado pelo presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), na sala de reuniões da presidência. A iniciativa faz parte das ações do projeto Câmara em Movimento.

A reunião teve por objetivo responder às sugestões apresentadas pela comunidade, no dia 19 de outubro, durante a sessão itinerante da Casa realizada na Feira do Produtor de Vicente Pires. Destaque para a necessidade de melhorias no atendimento do posto de saúde da cidade, listada entre as 10 prioridades elencadas pela população em oficina preparatória do Câmara em Movimento.

A reunião na presidência teve como foco três propostas da população: conclusão do espaço físico para instalação da equipe de Saúde da Família para a Vila São José; lotação dos médicos da família na região Sudoeste; e lotação de médicos especialistas na mesma região. De acordo com a superintendente da região sudoeste da Secretaria de Saúde, Luciclene Queiroz, o espaço físico reivindicado pela comunidade está em fase de finalização, e já foram feitas as adequações na Igreja do Monte/Rua 13 para o atendimento.

Lucilene também informou que não há previsão para a chegada dos médicos da família, já que isso depende de os nomeados tomarem posse, sendo a data limite 22 de novembro. Segundo a superintendente, cerca de 20 médicos são aguardados para a região, que já recebeu seis médicos. 

Quanto à lotação de especialistas, a superintendente ressaltou que esse modelo não se aplica à Política de Saúde do Distrito Federal e, dessa forma, os pacientes deverão ser atendidos pelos médicos da família e depois encaminhados aos especialistas da Região de Saúde Sudoeste.

Estiveram presentes à reunião representantes dos deputados distritais Chico Leite (Rede), Juarezão (PSB), Luzia de Paula (PSB) e Wellington Luiz (PMDB), além da diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Simone dos Santos, e da gerente de Unidade, Tatiane Vicente.

Coordenadoria de Comunicação Social com informações do gabinete do deputado Joe Valle