Previsões do Inmet indicam chuvas apenas para a última semana de outubro e precipitação acima da média em novembro. Governador Rodrigo Rollemberg participou da apresentação.

Em reunião no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para avaliar a situação climática do Distrito Federal, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, recebeu a informação de que as chuvas só devem voltar ao território na última semana de outubro.

O governador Rollemberg recebeu no Inmet informações sobre previsões climáticas para as próximas semanas. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

As previsões do Inmet indicam outubro com precipitações abaixo da média, por influência do La Niña. Com base no panorama apresentado para o próximo trimestre, será possível avaliar as medidas de enfrentamento da crise hídrica e respaldar decisões nos próximos meses.
O fenômeno climático La Niña, conforme o Inmet, causa a redução da temperatura das águas do Oceano Pacífico e, no Brasil, forma bloqueios atmosféricos no sul do País. Esses eventos desviam as frentes frias para o mar e impedem a formação de chuvas no Centro-Oeste.
As primeiras devem cair em forma de temporais em áreas isoladas. Em novembro, porém, a expectativa é que o nível de precipitação fique, no mínimo, dentro da normalidade para o período. No entanto, o Inmet trabalha com probabilidade de chuvas 35% acima da média do mês.