Edição de arte/Agência Brasília

Serviços públicos terão horário diferenciado na quinta-feira (12). Pontos turísticos estarão abertos, e UPAS funcionarão normalmente

Os serviços públicos em Brasília terão o horário de funcionamento alterados na quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, quando também se comemora o Dia da Criança.

Alguns órgãos, como centros de saúde e ambulatórios, estarão fechados. As unidades de pronto-atendimento (UPAs) e as emergências dos hospitais funcionarão normalmente.

As delegacias da Polícia Civil atuarão em regime de plantão. Os parques ecológicos e a maioria dos pontos turísticos serão abertos normalmente.

SERVIÇOS PÚBLICOS

BRB
As agências do Banco de Brasília (BRB) e as unidades do BRB Conveniênciaestarão fechadas na quinta-feira (7).
Detran-DF

Os postos de atendimento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não vão abrir no feriado (12). Haverá plantões apenas para fiscalização.
Hemocentro

A Fundação Hemocentro de Brasília não abrirá na quinta-feira (12). Na sexta (13), o atendimento será normalizado, das 7 às 18 horas. Aos domingos, o Hemocentro fecha. A instituição fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3 (Asa Norte). Mais informações pelo telefone 160, opção 2.
Na Hora

Os postos do Na Hora estarão fechados na quinta (12). Na sexta (13), funcionarão normalmente, das 7h30 às 18h30. Eles têm horário diferente aos sábados, das 7h30 às 12h30. Aos domingos, não abrem.
Saúde

Emergências e unidades de pronto-atendimento (UPAs) funcionam normalmente. Já ambulatórios e unidades básicas de saúde ficarão fechados.
Secretaria de Fazenda

No Dia da Criança, as agências da Secretaria de Fazenda e o atendimento telefônico pela central 156, opção 3, não vão funcionar. O atendimento virtual para dúvidas e solicitações estará disponível, mas as respostas serão dadas posteriormente.

Emissões de segunda via para pagamento de impostos poderão ser feitas normalmente pelo portal da Fazenda.
Segurança pública
Na quinta-feira (12), funcionarão em sistema de plantão 24 horas as seguintes delegacias: 1ª (Asa Sul), 4ª (Guará II), 5ª (Asa Norte), 6ª (Paranoá), 13ª (Sobradinho), 18ª (Brazlândia), 20ª (Gama), 21ª (Taguatinga), 23ª (P Sul), 24ª (Setor O), 26ª (Samambaia), 27ª (Recanto das Emas), 30ª (São Sebastião), 31ª (Planaltina) e 33ª (Santa Maria).Também funcionarão 24 horas a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), na 204/205 Sul, e as duas delegacias da Criança e do Adolescente, na 204/205 Norte e no Setor de Indústrias Gráficas.



A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 ficarão disponíveis 24 horas.
TRANSPORTE PÚBLICO
Ônibus

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou que, na quinta (12), os ônibus seguirão a tabela dos domingos — com 40% da frota.
Metrô

No feriado, o metrô funcionará das 7 às 21 horas, com embarque e desembarque nas estações até as 19 horas. Depois disso, o embarque será apenas na Estação Central, e o desembarque, em todas as outras.
PONTOS TURÍSTICOS
Jardim Botânico

(Área Especial, Setor de Mansões Dom Bosco, entrada pela subida da QI 23 do Lago Sul)

Estará aberto normalmente no feriado. O Jardim Botânico funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. Às segundas, passa por manutenção. A entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças com até 12 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos e pessoas com deficiência não pagam ingresso.

De terça domingo, das 7 horas às 8h50, é permitida a entrada gratuita somente a pedestres e a ciclistas.
Jardim Zoológico

(Avenida das Nações, L4 Sul)

Será aberto normalmente durante o feriado, das 8h30 às 17 horas. A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Para crianças de até 5 anos e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.
Planetário de Brasília

(Eixo Monumental, atrás do Centro de Convenções Ulysses Guimarães)

Abrirá no Dia de Nossa Senhora Aparecida com o horário de fim de semana: das 8 às 19 horas. Na sexta (13), funcionará das 9 às 21 horas. A entrada é gratuita, mas quem quiser pode doar 1 quilo de alimento (exceto sal).

(61) 3224-7970
Torre de TV

(Eixo Monumental, s/n, Jardim Burle Marx)

Abrirá normalmente no feriado, das 9 às 19 horas.
Torre de TV Digital

(Estrada Parque Contorno, DF-001, Bairro Colorado, subida para Sobradinho, após a Academia da Polícia Federal)

A visita está suspensa para manutenção.
BIBLIOTECAS
Biblioteca Pública de Brasília

(EQS 312/313)

Está fechada para reforma desde abril.
ESPAÇOS CULTURAIS
Cine Brasília

(106/107 Sul)

Funcionará normalmente na quinta (12), das 14 às 20 horas.

(61) 3244-1660
SHOPPINGS POPULARES

O Shopping Popular de Ceilândia, na QNM 11, abrirá normalmente na quinta-feira (12), das 8 às 18 horas. O local terá programação especial para crianças com brinquedos infláveis e distribuição de guloseimas.

O Shopping Popular de Brasília estará fechado.