A localização é dada em tempo real por meio de um aplicativo de celular

Reprodução

Imagine um relógio que, em vez de mostrar as horas, mostra onde as pessoas estão. Um protótipo dele, pelo menos, já existe e foi criado com a intenção de “atualizar nossas experiências conectadas, tornando o mundo digital tangível e humano”.

É como o relógio da família Weasley, de Harry Potter, mas sem a mágica. Cada ponteiro do relógio representa uma pessoa, cujos lugares para onde vai com frequência são colocados em um aplicativo de celular.

O aparelho transmite as coordenadas para um servidor que as envia para o relógio e as atualizações são feitas em tempo real.

Apresentado em um site de financiamento coletivo, o Eta Clock foi desenvolvido por um casal de engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

“Como inventores e tecnólogos, nossa missão é trazer a tecnologia moderna para as casas de todos com uma abordagem centrada no ser humano para dispositivos conectados”, afirmam.

Eles contaram com a ajuda de designers gráficos que desenvolveram o modelo de forma que seja também bonito além de útil. A equipe levou dois anos de produção até apresentar o protótipo.

A ideia é que o relógio seja usada para saber onde as pessoas que você ama e com quem se importa estão, como filhos. Segundo os desenvolvedores, os dados de localização são apagados do servidor assim que as atualizações são enviadas para o usuário.

Espera-se que os primeiros relógios sejam enviados aos apoiadores do financiamento coletivo em julho de 2018. Até lá, a equipe fará aprimoramentos do projeto.