Gestores de um distrito de Pequim foram recebidos pelo governador Rollemberg e outros dirigentes do Executivo local nesta quarta (13), no Buriti. Questão do lixo estava entre os temas do encontro

Uma delegação do Distrito de Xicheng, de Pequim, capital da República Popular da China — reuniu-se com representantes do governo de Brasília nesta quarta-feira (13), no Palácio do Buriti.O governador Rollemberg recebeu no Palácio do Buriti comitiva chinesa liderada pelo vice-prefeito do Distrito de Xicheng, em Pequim, Li Yi. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Em busca de estreitar os laços com o Brasil, a comitiva foi recebida pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e por secretários de Estado.

“Há um interesse recíproco, cada vez maior, entre os dois países [Brasil e China] de aprofundar as relações comerciais, culturais e econômicas”, pontuou Rollemberg. Ele demonstrou interesse em criar parceria com o grupo, que busca intercâmbio de conhecimento, principalmente na área ambiental.

Para os gestores chineses presentes no encontro, a capital do Brasil é uma referência de cidade verde.

“Queremos firmar um intercâmbio de planejamento ambiental que é feito em Brasília, e com isso, melhorar a qualidade de vida da população em Xicheng. Nossa região é pequena e tem uma população grande, temos muito problema com o lixo”, disse o vice-prefeito do distrito, Li Yi.
Lixão da Estrutural e Biotic — Parque Tecnológico

Em resposta, Rodrigo Rollemberg deu um panorama geral sobre a desativação do lixão da Estrutural. “Já construímos um aterro sanitário e devemos desativá-lo [o lixão] até o final deste ano.”

Outro assunto em pauta no encontro foi o interesse do governo de Brasília em atrair empresas chinesas para o Biotic — Parque Tecnológico. O Distrito de Xicheng tem grandes centros tecnológicos, e o vice-prefeito, Li Yi, disse acreditar na possibilidade de um estudo de cooperação.

Criado em janeiro de 2017, o Biotic — Parque Tecnológico visa concentrar cerca de 1,2 mil empresas dos ramos da tecnologia da informação e comunicação e da biotecnologia, com potencial para criar mais de 25 mil empregos diretos.

O espaço está sendo construído entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília.
Outras visitas de gestores chineses na gestão de Rollemberg

Essa não foi a primeira visita de autoridades chinesas a Brasília na gestão de Rollemberg. Em fevereiro de 2015, o governador jantou com o embaixador, Li Jinzhang, na residência da missão representativa. Em maio, no Itamaraty, encontrou-se com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

No mesmo mês, a esposa do primeiro-ministro chinês, Cheng Hong, visitou a Fábrica Social — projeto do governo de Brasília que emprega e forma trabalhadores na confecção de camisetas, bonés, bandeiras, mochilas, redes de futebol e outros artigos esportivos.

Em 2016, o ministro da Embaixada da China Wang Wei também visitou a fábrica. Em junho, um grupo de gestores chineses da região de Kunming veio conhecer o planejamento urbano e a gestão do território brasiliense em uma reunião com o governo do DF.