Os preços da banana, laranja, alface e batata caíram nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país, segundo o 8º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros, que analisou o comportamento das cotações das frutas e hortaliças no mês de julho.

O levantamento foi divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A boa oferta da batata e a diminuição do consumo da alface, devido ao clima frio, influenciaram o registro de preços mais baixos dessas hortaliças no atacado.

O EFEAgro consultou alguns especialistas que se referem a queda como uma situação natural esperada pelos produtores, já que o mercado de frutas e hortaliças responde a um grupo de produtos mais perecível e de oscilação da produção prevista.

Na contramão dos produtos citados, a cebola teve alta de preços nas Ceasas analisadas devido à menor oferta no mercado, uma vez que foi registrada redução na área plantada em vista da limitação hídrica e dos baixos preços do produto durante o ano passado e no primeiro semestre deste ano.

Já a cenoura não apresentou tendência uniforme, uma vez que há transição entre duas safras. Com isso, a oferta do produto em algumas regiões foi capaz de abastecer o mercado, influenciando na baixa dos preços.

Frutas

A banana e a laranja foram as frutas que registraram melhor oferta e, em consequência, um menor custo ao comprador atacadista. A melancia teve oferta menor e acabou ficando mais cara nas Centrais pesquisadas.

Com o mamão houve uma leve diminuição da oferta, tanto do Papaya quanto do Formosa. Essa pequena variação do produto no mercado fez com que a fruta não registrasse desempenho uniforme. Já no caso da maçã, os preços se mantiveram estáveis.

Além dos produtos analisados, outras hortaliças apresentaram recuo geral nos preços, como aspargos (-22%), abobrinha (-7%) e chuchu (-4%), produtos de prioridade secundária na mesa do consumidor. A tendência de queda seguiu também em frutas como ameixa (-25%), morango (-16%), pera e uva (-6%).

O levantamento é feito mensalmente pela Conab, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), com base nas informações enviadas pelos principais mercados atacadistas do país. Em julho, a análise considerou entrepostos localizados nos estados de SP, MG, ES, PR, GO, DF, PE e CE.