Nesta terça (1º), os músicos executam a Sinfonia nº1 de Tchaikovsky, conhecida como Sonhos de Inverno. Apresentações do mês serão no Cine Brasília (106/107 Sul), às 20 horas, com acesso livre
Cinco concertos gratuitos integram a programação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em agosto. Todas as apresentações têm acesso livre e ocorrerão no palco do Cine Brasília (106/107 Sul), sempre às 20 horas. A sala tem capacidade para 620 lugares.Edição de arte/Agência Brasília

Os músicos abrem a série do mês na terça-feira (1º) com o Concerto Didático. O espetáculo destina-se a estudantes, mas o público em geral é convidado a prestigiar os músicos regidos pelo maestro titular Cláudio Cohen.

No repertório, estão clássicos do cinema como Star Wars Suite e a música tema do filme Homem-Aranha. O grupo ainda tocará uma versão de Eduardo e Mônica, da banda de rock brasiliense Legião Urbana.

Três obras do compositor italiano Ennio Morricone também fazem parte do concerto: Playing Fellini, La Califfa e Três Homens em Conflito.

Completam o programa Pompa e Circunstância, de Edward Elgar, e Por una Cabeza, de Carlos Gardel. O tango argentino embala a cena do filme Perfume de Mulher na qual o ator Al Pacino, que faz o papel de um militar reformado cego, dança com uma senhorita (interpretada por Gabrielle Anwar) no restaurante onde ambos estavam.

Em 8 de agosto, regidos pelo maestro convidado Helder Trefzger, de Vitória (ES), os músicos apresentam Summer Evening, do compositor inglês Frederick Delius; Suíte em Lá Maior, Opus 98b, do tcheco Antonín Dvořák; e Sinfonietta nº 1 e Três Momentos Sinfônicos, dos brasileiros Heitor Villa-Lobos e Renato Goulart, respectivamente.

Na terceira apresentação do mês, em 15 de agosto, a sinfônica traz a abertura de Guilherme Tell, obra de Gioachino Rossini, e a Sinfonia nº 1 Opus 7, de Carl Nielsen. Em Concerto para Oboé e Orquestra KV 314 em Dó Maior, de Mozart, haverá solo do oboísta José Medeiros.

Na terça seguinte, 22 de agosto, o maestro Cláudio Cohen conduz os músicos no Concerto Sinfônico. Integram o programa as obras Carnival Overture Opus 92, de Antonín Dvořák; Sinfonietta (1947), de Francis Poulenc; e a Sinfonia nº 1 em Sol Menor Opus 13, conhecida como Sonhos de Inverno, composição do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky.

Encerra a série do mês, em 29 de agosto, outro Concerto Sinfônico sob a batuta de Cohen. Nessa noite, os músicos tocam Capricho Espanhol Opus 34, de Rimsky Korsakov; a Sinfonia nº 8 D 759, conhecida como Inacabada, de Franz Schubert; e a Sinfonía Sevillana Opus 23, de Joaquín Turina.