Mais de 300 trabalhadores de 15 órgãos diferentes estarão envolvidos nas ações de manutenção e limpeza.

A 19ª edição do programa Cidades Limpas começou nesta segunda-feira (24). Desta vez, a força-tarefa do governo de Brasília atuará, até 4 de agosto, no Recanto das Emas, que completa 24 anos na sexta.Tapa-buraco foi uma das ações desta manhã (24) no Recanto das Emas, pelo programa Cidades Limpas. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

“A manutenção da cidade é feita permanentemente pelas equipes da administração regional. As duas semanas aqui são para fazer um grande mutirão, para que a gente possa deixar o local melhor ainda”, explicou o secretário das Cidades, Marcos Dantas, durante o lançamento da operação, na manhã de hoje.

As ações são coordenadas pela pasta. Entre as atividades programadas estão poda de árvores, capina e roçagem de áreas verdes, remoção de entulho de áreas públicas, tapa-buracos e recolhimento de carcaças de veículos abandonados em vias públicas.

Estão previstas ainda a recuperação de sinalização de trânsito, a revitalização da iluminação pública e o manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

Ações como a do programa Cidades Limpas têm ajudado a reduzir os índices das doenças causadas pelo inseto. De acordo com o Informativo Epidemiológico nº 28, divulgado na quinta-feira (20), houve queda de 79,88% no número de casos prováveis de dengue no DF até a primeira quinzena de julho, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Para promover uma melhoria imediata no ambiente urbano, estarão envolvidos nas ações 308 trabalhadores, de 15 órgãos públicos diferentes.

Lançado em novembro de 2016, o Cidades Limpas já passou pelos seguintes locais: Gama, Itapoã, Paranoá, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Brazlândia (duas vezes), Ceilândia (duas vezes), Guará, Santa Maria, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Vila Planalto, Samambaia, Taguatinga e Riacho Fundo I.