O governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), inaugura mais uma forma de se comunicar com a população, utilizando um mecanismo barato e ao alcance de todos, que são as redes sociais.

Nesta quinta-feira (23), em pronunciamento gravado, Rollemberg agradeceu a colaboração dos brasilienses e pediu que continuem o esforço para economizar água.

De acordo com Rollemberg, “a crise da água em Brasília é gravíssima. Os níveis dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria estão muitos baixos para enfrentar a estiagem, que começa em maio”, afirmou. Ele destacou a importância da participação dos brasilienses para a economia dos recursos hídricos. “Tudo que fizermos agora será melhor no final. Se economizarmos, não faltará água no período da seca”, disse.

O governador destacou ainda, que “as medidas de racionamento e fiscalização são necessárias para garantir a água no período da seca”.

Veja o pronunciamento do chefe do Executivo:

Novas obras visam garantir abastecimento de água no DF

Para desafogar os reservatórios existentes, o governo do Distrito Federal conta com outras três apostas. Com as obras iniciadas em novembro, o Subsistema do Bananal deverá levar água para 170 mil moradores do Cruzeiro, do Lago Norte e do Plano Piloto a partir de 2017. É a primeira construção do tipo após 16 anos. O subsistema fica próximo ao Parque Nacional de Brasília e terá investimento de R$ 20 milhões.

Há também um projeto que foi apresentado ao governo federal através do Ministério da Integração Nacional, para a retirada emergencial de água do Lago Paranoá. A medida está orçada em R$ 50 milhões e prevê a instalação de uma balsa no espelho d’água para coleta e bombeamento até a estação de tratamento.

 Agenda Capital