A estimativa é que cerca de 66 mil pessoas sejam beneficiadas com as melhorias.

Mais um terminal rodoviário foi entregue pelo governo de Brasília, nesta sexta-feira (11/11). A unidade do P Sul, em Ceilândia, é a oitava finalizada neste ano; com as reformas, a estimativa é que sejam beneficiadas cerca de 66 mil pessoas.

Reformado, o local tem oito plataformas, quatro salas administrativas, 18 pontos de estocagem, 20 vagas de estacionamentos para veículos particulares e paraciclos (suporte para estacionar bicicletas). Além de banheiros acessíveis, o espaço conta com novo piso na plataforma e cobertura revitalizada.

No terminal do P Sul, as empresas de ônibus vão operar com 42 linhas e 183 veículos. De lá, os principais destinos são a Rodoviária do Plano Piloto, a Estrutural, Santa Maria, as vias W3 Sul e Norte, a Esplanada dos Ministérios, o Cruzeiro e o Paranoá.

A reforma custou R$ 3.098.399,69 e faz parte do Programa de Transporte Urbano, que integra o Circula Brasília. Os recursos são de contrato de empréstimo firmado entre o governo local e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Esse é mais um terminal que a gente entrega à população, o décimo segundo”, destacou o secretário das Cidades, Marcos Dantas. Também receberam estações novas ou reformadas os moradores do Guará I e II, do Paranoá, do Recanto das Emas (duas unidades), do Cruzeiro e de Taguatinga Sul. No ano passado, foram quatro inaugurações: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

O secretário de Mobilidade, Fábio Ney Damasceno, ressaltou a melhoria da qualidade de vida para a população. “Traz dignidade não só para o passageiro, mas para o motorista e o cobrador”, disse. O diretor-geral do Transporte Urbano do DF (DFTrans), Léo Carlos Cruz, também participou da cerimônia de entrega hoje, na QNP 24, Área Especial 1.


Fonte: Agência Brasília