Os 28 anos de promulgação da Constituição Federal foram comemorados no plenário da Câmara Legislativa em solenidade na tarde desta sexta-feira (7). O ex-deputado federal, Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988, foi a principal referência dos participantes da homenagem.

"Fomos privilegiados por ter participado de um momento histórico do País", disse a ex-deputada federal, Moema São Thiago, ao lembrar que "a
Carta de Leis foi batizada pelo doutor Ulysses de constituição cidadã". Ela convidou os presentes para a exposição que ocorre na Câmara Federal sobre a vida de Ulysses Guimarães, "que é uma aula sobre o Brasil". São Thiago acrescentou que a homenagem da Câmara Legislativa é "um resgate necessário da história brasileira".

Também participante da Assembleia Nacional Constituinte, a ex-deputada federal e ex-governadora do Distrito Federal, Maria de Lourdes Abadia, citou trechos do discurso de Ulysses Guimarães feito em cinco de outubro de 1988, data em foi assinada a Constituição Federal. "Essa Carta é nossa e você agora é um cidadão da República Federativa do Brasil, disse o doutor Ulysses ao País; e houve abraços, aplausos e lágrimas", relembrou Abadia.

O autor da homenagem, deputado Raimundo Ribeiro (PPS), recordou que Ulysses Guimarães foi considerado o "senhor Diretas por sua luta pelas eleições diretas, depois do longo período de ditadura". Para o parlamentar, hoje a sociedade presencia "a ditadura invisível dos agentes públicos".

Segundo o diretor-geral da Defensoria Pública do DF, Ricardo Batista, as cláusulas pétreas da constituição devem ser lembradas para "evitar os arbítrios do momento e não comprometer a história que estamos aqui comemorando". Também participaram da solenidade a diretora da Associação dos Advogados Trabalhistas, Elise Ramos Correia; a presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais, Michelle Leite Santos, entre outros.