Projeto itinerante teve aula e música para idosos na tarde deste sábado (15) e contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg.

O governador Rollemberg na primeira edição do projeto Dançando na Praça, Núcleo Bandeirante. 

Ao ritmo de samba de gafieira e forró, cerca de 450 pessoas encheram o salão do Centro Comunitário do Núcleo Bandeirante na tarde deste sábado (15) para participar do Dançando na Praça. Coordenada pelaSecretaria do Esporte, Turismo e Lazer, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar alternativas de lazer gratuito em locais públicos de forma itinerante. A primeira edição do evento foi dedicada ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro.

Das 15 às 19 horas, grupos de dança e músicos intercalaram-se em apresentações para animar a tarde dos idosos. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou a animação daqueles que somavam mais anos vividos. “Vocês têm que me ensinar a fórmula para chegar até essa idade com essa vivacidade”, elogiou durante homenagem aos maiores de 90 anos.

Para garantir a presença dos convidados, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, por meio da Coordenação de Pessoas Idosas, ajudou no transporte até o local da festa. Idosos de associações e centros de convivência de Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo, Samambaia, Sobradinho e Varjão participaram da primeira edição do projeto.

“É uma ação que conta com a mobilização de todos para atendermos essa demanda tão importante na política dos direitos dos idosos”, definiu o secretário da pasta, Gutemberg Gomes. Além dos órgãos de governo, o evento tem o apoio do Fórum de Dança do Distrito Federal e do Entorno e da Federação das Indústrias do DF (Fibra-DF).

Mais duas edições do evento estão programadas para 2016: uma em 5 de novembro, no Museu Nacional da República (Eixo Monumental), e a última desse ano em 8 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). “Pensamos em uma temática que tivesse a ver com o público desta edição, para as próximas, vamos trazer outros ritmos e apresentações”, adiantou o subsecretário de Promoção e Marketing da Secretaria Adjunta de Turismo, da pasta do Esporte, Turismo e Lazer, Sandro Cunha.

Também participaram do evento o administrador regional da Candangolândia, Cleudimar Sardinha, e o secretário e o secretário-adjunto das Cidades, Marcos Dantas e Roosevelt Vilela.

Agência Brasília
Foto: Tony Winston