Em entrevista concedida pelo chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Sérgio Sampaio, realizada na tarde desta quarta-feira (26), foi anunciado que o governo não tem dinheiro em caixa para pagar o salário em novembro. A projeção de déficit para a folha de pagamento dos servidores é de R$ 76 milhões, informou. Ou seja, segundo o Sampaio, caso não entre mais dinheiro até o quinto dia útil do mês, quando ocorre a quitação dos salários, esse é o valor que faltará para arcar com as despesas de pessoal do mês.

O anúncio foi feito pouco depois de ser adiada a mobilização unificada de todas as categorias atingidas com o calote do governador Rodrigo Rollemberg, que organizaram uma paralisação para hoje. Assim como Rollemberg já havia dito, Sampaio voltou a frisar que os servidores que paralisarem as atividades terão o ponto cortado e que o GDF conta com a compreensão dos sindicalistas perante às dificuldades.

Com indicativo de greve, as categorias reivindicam o cumprimento de leis aprovadas ainda na gestão de Agnelo Queiroz e que garantem reajustes salariais. Elas deveriam ter sido cumpridas há um ano, mas foram negligenciadas pela atual gestão.

Há duas semanas, ao anunciar que os reajustes conquistados por mais de 153 mil servidores do Distrito Federal não vai sair do papel, Rollemberg alegou “total impossibilidade” de arcar com a folha de pagamento em caso de aumento de salários. O governador afirmou que a medida causaria um impacto aos cofres públicos de mais de R$ 1,5 bilhão por ano. A situação, disse, não é passível de negociação e não há previsão para o acordo sair do papel.
JBr