Em comemoração ao Dia Mundial da Visão e, também, para chamar a atenção da população brasileira quanto à importância dos cuidados com a visão, a Fundação Abióptica levará a Ação Olho Vivo a sete capitais brasileiras no próximo dia 13 de outubro, Dia Mundial da Visão.

Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Fortaleza e Belo Horizonte receberão simultaneamente a iniciativa, que consiste na realização de testes de acuidade visual gratuitos, que têm como objetivo principal identificar possíveis problemas visuais e a consequente necessidade da visita a um oftalmologista.

Em Brasília a ação acontecerá no Shopping One Park Mall, na Rua das Paineiras Lote 06 - Norte.

A iniciativa

Criada em 2014, a Ação Olho Vivo já atendeu gratuitamente mais de 3 mil pessoas em todo o país. O teste de acuidade visual é realizado por meio da aplicação do Teste de Snellen, procedimento realizado por meio da leitura de uma tabela formada por letras de tamanhos diferentes, numa série de linhas, começando por tamanhos maiores e terminando em tamanhos menores. Caso a equipe de atendimento detecte alguma dificuldade de leitura, a pessoa será orientada a procurar um especialista. A Fundação Abióptica também distribuirá material informativo sobre as doenças oculares.

"O último Censo do IBGE, realizado em 2010, detectou que 36 milhões de brasileiros utilizam lentes corretivas. Já as informações da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que 50% da população mundial apresenta algum problema relacionado à visão. Trazendo esse dado à realidade brasileira, estima-se que haja um universo aproximado de 60 milhões de brasileiros que não usam lentes corretivas, sendo que boa parte dessas pessoas sequer sabe que precisa", ressalta Bento Alcoforado, Presidente a Abióptica.

Sobre a Fundação Abióptica - A Fundação Abióptica - Pelo Direito de Enxergar Direito - é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem como missão defender os direitos do cidadão - crianças, adolescentes, adultos e idosos - de enxergar direito. A entidade oferece capacitação profissional e oportunidade de emprego a jovens carentes, entre 16 e 19 anos, por meio do curso de Montador Óptico. Desde 2009, 117 jovens de escolas públicas e projetos sociais comunitários tiveram a oportunidade de se formar e iniciar a carreira profissional. Além da oportunidade de aprender uma profissão e de entrar no mercado de trabalho, os estudantes enxergam nessa iniciativa a possibilidade de transformação.

Ação Olho Vivo - Brasília - Dia Mundial da Visão

Data: 13 de outubro, Quinta-feira

Local: Shopping One Park Mall

Endereço: Rua das Paineiras Lote 06 - Norte

Horário: Das 11 às 18 horas