Apesar da variação mensal positiva, o índice tem se elevado de forma mais controlada. Alimentos como feijão e leite longa vida foram os itens que mais colaboraram para o resultado.

A inflação de julho em Brasília apresentou variação de 0,53% em relação ao mês anterior. É o que mostram os dados da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considera 13 capitais brasileiras. O estudo foi divulgado segunda-feira (15) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). A inflação é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).Apesar da variação mensal positiva, o índice tem se elevado de forma mais controlada. Alimentos como feijão e leite longa vida foram os itens que mais colaboraram para o resultado.

Em junho, a flutuação ficou em 0,11%. Esse desempenho significa alta, impulsionada principalmente pelos grupos alimentação e bebidas e transportes, devido ao impacto dos efeitos climáticos na safra de feijão e na produção de leite. No entanto, a elevação da taxa ocorreu de forma menos intensa do que em meses anteriores, conforme demonstra a variação acumulada em 12 meses, que ficou em 7,71%. No último levantamento, o índice foi de 7,55%. Os resultados também ficam abaixo da média nacional de 8,74% nos últimos 12 meses.

Alimentos como feijão e leite longa vida foram os itens que mais colaboraram para a inflação de julho. No caso do grão, como houve quebra de safra em razão da falta de chuvas, a produção ficou muito abaixo da esperada para o período. Com isso, a diferença de preço ficou em 32,4%. A produção de leite também ficou prejudicada com a variação climática, que antecipou a seca. A variação mensal do leite longa vida foi de 21,76%. Quando observados leite e derivados, o aumento chega a 13,48%.
Hortaliças e legumes estão mais baratos

Por outro lado, houve queda na média de preços de hortaliças e legumes, conforme demonstra o Índice Ceasa do Distrito Federal. O levantamento mostra que o ICDF teve deflação de 6,9%, comportamento considerado típico para a época do ano, de acordo com o economista da Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF), João Bosco Soares Filho. “As características climáticas da região e a demanda morna por alimentos, em razão do período de férias, levam à queda”, explicou. A abobrinha italiana liderou queda para o grupo de legumes, com redução de 38,19%. As alfaces lisa, crespa e americana também ficaram 12,87% mais baratas.

Em relação ao subgrupo transportes, a alta de passagens de avião (12,86%) e de ônibus interestaduais (8,6%) também compuseram a inflação no Distrito Federal. O período de férias foi preponderante para o desempenho dos preços. “Em Brasília, a demanda é maior em razão do alto poder aquisitivo, por isso, transporte assume um peso grande na estrutura de gastos do IPCA”, afirmou o gerente de Contas e Estudos Setoriais da Codeplan, Jusçânio Umbelino Souza.

Em Brasília, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede o rendimento monetário de famílias com renda de um a cinco salários mínimos, também apresentou alta e fechou julho com variação mensal de 0,46%. Quando observado o acumulado do ano, o resultado é de inflação de 3,47%. A variação em 12 meses, por sua vez, foi de 8,69%. Assim como no IPCA, a alta foi impulsionada por alimentação e bebidas e transportes.
LEIA TAMBÉM
INFLAÇÃO EM BRASÍLIA DIMINUIU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

“Essas variações, quando comparadas com as outras capitais, são mais baixas. Não quer dizer que os preços sejam baixos, mas há uma sensação de estabilidade”, pondera o presidente da Codeplan, Lucio Rennó.

Também participou da divulgação da pesquisa o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Bruno Oliveira Cruz.


EDIÇÃO: PAULA OLIVEIRA