Grandes instituições mundiais estarão presentes e ajudarão estudantes a procurar a que melhor se adequa ao seu perfil. Os participantes também poderão se informar sobre processo seletivo para bolsas de estudo

A capital federal irá receber em agosto uma das maiores feiras mundiais de pós-graduação: a QS World Grad School Tour, promovida pela QS – Quacquarelli Symonds, empresa líder no segmento educacional que publica o ranking mundial de universidades e realiza eventos em 35 países. Essa será uma oportunidade para quem está procurando uma pós-graduação fora do Brasil se informe de como ingressar em renomadas instituições mundiais e saiba como concorrer a bolsa de estudos após um processo seletivo. O evento acontece no dia 31 de agosto, Brasil 21 – Centro de Eventos e Convenções (SHS Quadra 6, Lote 1, Conjunto A – Setor Hoteleiro Sul), das 15h às 20h. Para participar do evento é preciso fazer a inscrição gratuita no site www.topuniversities.com/brasil.

A QS World Grad School Tour foi realizada ano passado em Brasília e recebeu 1484 estudantes interessados em estudar fora do Brasil. “Tivemos uma participação muito boa. Consideramos esse um dos melhores já realizados no Brasil. Além do bom número de estudantes, o nível foi bem acima do esperado. Tivemos 64% de pessoas entre 20 e 29 anos e 41,3% interessados em sair do país para uma pós-graduação em até seis meses, ou seja, é algo imediato. Com a QS World Grad School Tour, eles têm um contato direto com os representantes das universidades tirando suas dúvidas e ainda têm informações sobre processo seletivo para bolsa de estudo. Estamos novamente com uma ótima expectativa para este ano”, analisa Leonardo Andrade, diretor de marketing do evento.
Programação

A programação do evento está dividida em dois momentos: no primeiro serão realizadas palestras informativas sobre o processo de admissão de uma universidade internacional; os testes necessários para ser aceito, como o TOEFL, por exemplo; e uma curta apresentação de cada universidade. Já em uma segunda parte, os participantes poderão conversar pessoalmente com cada uma das universidades presentes e receber informações relativas aos cursos e detalhes específicos de cada uma delas, tirando as suas dúvidas.

Entre as instituições presentes em Brasília no QS World Grad School Tour estão confirmadas até o momento Concordia University, do Canadá; Hult International Business School e Tandon School of Engineering – New York Univercity, dos Estados Unidos; Toulouse Business School, da França; St Mary’s University, Twickenham, do Reino Unido; e TIAS School for Business and Society, da Holanda.
Como se preparar para participar do evento?

“É importante ter um inglês intermediário para aproveitar a feira, já que as palestras e o contato com as universidades serão realizados no idioma”, diz o diretor de marketing. O candidato a uma vaga também deve obedecer a algumas recomendações: é ideal que faça uma pesquisa sobre as universidades presentes e aos cursos de interesse e preparar uma lista de perguntas. “E lembre-se: você conversará com um representante direto de uma universidade internacional, que pode abrir portas para estudar fora. Portanto, vista-se adequadamente, faça perguntas objetivas e leve seu currículo junto – também em inglês -, seja para pedir dicas ou para que não esqueçam de você”, aconselha Andrade.

SERVIÇO:

QS World Grad School Tour

Quando: 31 de agosto, das 14h30 às 20h

Onde:Brasil 21 – Centro de Eventos e Convenções (SHS Quadra 6, Lote 1, Conjunto A – Setor Hoteleiro Sul)