Do Ibope InteligênciaNos últimos 12 meses, 51% dos eleitores brasileiros afirmam ter recebido ou lido informações sobre política no Facebook, Twitter ou WhatsApp. Esse hábito é maior entre eleitores mais jovens, já que 55% dos que receberam informações sobre política em mídias sociais têm até 34 anos de idade.


O gráfico abaixo compara a distribuição dos eleitores brasileiros por faixas etárias com a distribuição etária dos eleitores que leram informações sobre política. É possível observar, então, a maior presença de eleitores mais jovens e a pouca representatividade de eleitores mais velhos neste último grupo em comparação com a população total de eleitores.


O hábito de receber e ler informações sobre política na internet também é maior entre os eleitores com mais tempo de estudo (28% cursaram ensino superior).

No gráfico a seguir, que compara a escolaridade dos eleitores com a escolaridade daqueles que leram ou receberam informações políticas em redes sociais, destaca-se a maior presença dos eleitores que cursaram o ensino médio ou superior.


Impacto da informação na imagem dos políticos

O IBOPE questionou os eleitores sobre o impacto que as informações divulgadas nos últimos 12 meses no Facebook, Twitter ou WhatApp, tiveram sobre a imagem que eles e seus conhecidos tinham de políticos ou partidos. Para 56% as informações a que tiveram acesso contribuíram para piorar a imagem dos políticos. Já os que afirmam que as informações mudaram para melhor a imagem que tinham de políticos e partidos somam 27%.

Sobre a pesquisa

Foram realizadas 2002 entrevistas em 141 municípios entre os dias 12 a 16 de maio de 2016. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.