Ministério do Trabalho lança sistema de registro profissional pela internet

Sistema foi disponibilizado em 19 estados e já funcionava no DF. Jornalista, artista e lavador de carros, entre outros, precisam de registro.

 
Profissionais de ocupações que exigem registro profissional já podem obter este documento pela internet. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibilizou nesta segunda-feira (29) uma nova fase do Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb) que permite a solicitação on-line do registro profissional (acesse o sistema aqui).

Nesta primeira etapa, o sistema foi disponibilizado nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. O programa piloto foi implantado em caráter experimental no Distrito Federal, em novembro de 2012. Numa segunda etapa, chegará aos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O MTE concede o registro profissional a 14 categorias: agenciador de propaganda, artista, atuário, arquivista, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em espetáculos de diversões, técnico de segurança do trabalho, técnico em arquivo e técnico em secretariado.

Com a utilização do Sirpweb as, solicitações de registro profissional poderão ser feitas e acompanhadas online. O interessado tem apenas que informar seus dados e os relativos ao registro pretendido. O sistema, que será disponibilizado nas páginas das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, vai gerar um número de solicitação, discriminando a documentação que deverá ser protocolada na SRTE mais próxima do interessado. A partir de então todo processo poderá ser acompanhado pela internet.

veja no site: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/04/ministerio-do-trabalho-lanca-sistema-de-registro-profissional-pela-internet.html