Festival com transmissão multiplataforma ofereceu gratuitamente uma programação repleta de palestras, bate-papos e hackathons para campuseires do Brasil e América Latina.

A Campus Party Digital Edition, maior festival de tecnologia do mundo, chega ao fim após três dias de um evento imersivo, criativo, disruptivo e digital de conteúdos construídos a partir de comunidades e experiência interativas. A edição Latam ocorreu em 6 países simultaneamente: Colômbia, Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil, que por sua vez, contou com 3 estúdios sedes: Brasília (em parceria com o Distrito Federal), Goiânia (em parceria com o Governo de Goiás) e São Paulo (em parceria com a Prefeitura de São Paulo). Foram mais 400 palestrantes e diversas experiências integradas em transmissões ao vivo que geraram, apenas no Brasil, 4 milhões de acessos nas diferentes plataformas, como Youtube, Linkedin, Facebook, Instagram, TikTok, Twitch e Kwai.

O evento em Brasília contou com a participação do Secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gilvam Maximo, que reforçou a importância da realização de um evento com a Campus Party e do legado deixado por ele para toda a comunidade brasiliense. Especialistas de várias áreas do conhecimento marcaram presença nessa edição digital, tais como Abilio Diniz, Presidente do Conselho da Península Participações e membro do Conselho de Administração do Grupo Carrefour; Caito Maia, Fundador da Chilli Beans; Maitê Lourenço, CEO e fundadora do BlackRocks Startups; Luís Justo, CEO do Rock in Rio; Nyvi Estephan, Apresentadora e streamer; Eva Lazarin, CEO e fundadora da Benkyou; Débora Garofalo, Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Ricardo Cappra, Chief Data Scientist do Cappra Lab; Flávia Gamonar, Autora e instrutora oficial LinkedIn Learning; entre outros. Além destes nomes, diversas personalidades do jornalismo e do entretenimento da Rede Globo participaram da programação.

De acordo com o Tonico Novaes, CEO da Campus Party no Brasil, a edição digital foi um sucesso ao cumprir seu objetivo de permitir a conexão de pessoas e ideias em várias partes do Brasil e da América Latina que contribuirão para transformar o futuro da sociedade, sobretudo do ponto de vista da inclusão digital e social. “Pela primeira vez, uma nova geração está ensinando a seus pais e avós, que cultura e propósito valem mais do que ganhos de capital. Saio dessa edição digital da Campus Party extremamente satisfeito por ter contribuído para essa revolução em que uma parcela significativa dos jovens em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, se mostra plenamente voltada para pensar e desenvolver soluções que ficarão de legado para a sociedade”.

Abilio Diniz, um dos maiores empresários do país, destacou a importância de compartilhar conhecimento em um evento como a Campus Party. “Adoro apreender e compartilhar. O mundo, hoje, caminha em velocidade extraordinária. O mercado valoriza a inovação e a tecnologia. É essencial estar no digital e ter um diferencial em relação à concorrência”.

Para Maitê Lourenço, CEO e fundadora da BlackRocks Startups, é fundamental esse espaço de fala e inclusão social. Ela destacou “Queremos cada vez mais potencializar negócios que possibilitem iniciativas e ações voltadas para a população negra”.
Plataforma Campus Verso

Uma das grandes novidades da segunda edição digital foi o Campus Verso, uma plataforma com modelagem em 3D de alguns ambientes da Campus Party física. O marketplace de EAD gameficado, que foi desenvolvido em parceria com a Benkyou (da CEO Eva Lazarim), foi lançado com a transmissão do festival e agora fica ativo e disponível com conteúdos gratuitos e cursos ministrados por parceiros (universidades, Institutos Federais, empresas de cursos e etc). A proposta é que, em breve, os campuseires também possam colocar seus cursos a venda na interface

Segundo Ricardo Queiroz, Head de Inovação da Campus Party, a expectativa agora é transformar a plataforma em um hub para produtores de conteúdo e conectar cada vez (mais) quem quer aprender.

Hackathon

Esta edição contou com um hackathon, com o apoio do Distrito Federal. No desafio, o foco foi a retomada da economia, cujo objetivo foi criar alternativas de renda para quem perdeu durante a pandemia. O projeto vencedor foi o projeto SICOOK.

O projeto vencedor de cada desafio participará do programa de aceleração, de 5 semanas, da Sai do Papel (saidopapel.com.br). Além de ter ganho ingresso para próxima Campus Party, com direito a barraca, R$2.500 em dinheiro e R$1000 para compras no iFood.
Comunidade 360 e Maratonas de Negócios by Sebrae

Durante a CP Digital, o Sebrae apresentou o Startup 360, um programa voltado para a apresentação de empresas em estágio embrionário. Além disso, o Sebrae realizou uma maratona de negócios com foco em empresas que ainda se encontram na fase de ideação. Essa maratona consistiu em uma série de capacitações para preparar as equipes em diversas temáticas relacionadas ao empreendedorismo e inovação.

Liga de eSports

A Campus Party reuniu a Liga dos Surdos, Wakanda Streamers, Afrogames e Brazilians Against Time (BRAT) para a realização de campeonatos e fóruns com transmissões ao vivo. As competições bateram recorde de mais de 3 mil pessoas simultâneas e arrecadaram mais de 3 mil reais em doações para o Graac.

O objetivo foi dar espaço e voz para gamers e comunidades do Brasil, em um ambiente de valorização e engajamento. “Esse tipo de interconexão transcende o evento e abre possibilidades para uma série de novas ações em conjunto. Eu aposto que vamos conseguir”, explica Ronaldo Geraidine, responsável por games e eSports da Campus Party Digital.

Capture the Flag da Clearsale

Maratona de segurança, na qual os participantes foram incumbidos de quebrar sistemas, utilizando conhecimentos em linguagens de programação e data science. Os seis desafios aconteceram dentro da plataforma e-Flag, ambiente que permite hackeamento. Os três primeiros lugares foram para as equipes: Menus, Ganesh e Chinchila, que ganharam respectivamente: 5 mil, 3 mil e 2 mil reais.
Campus Party Digital Edition 2021

Realizador – Gouvêa Ecosystem

A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviço, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group- consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países.

Patrocinadores

Enel, Petrobras, Magazine Luiza, Sebrae, Clearsale, Ford e Serpro

Apoio Institucional:

Governo de Goiás, Governo do Distrito Federal e Prefeitura de São Paulo.

Media Partners:

Globo, Mercado e Consumo, Ótima, Rádio Disney, TikTok, Estação Nerd, Best Rádio, TV Anhanguera, Maurício de Sousa Produções, Kwai, Filtr, Nerd Bunker, IGN e BuzzFeed.

Parceiros:

HandTalk, Skylar, Class, CONIF, Inova Unicamp, Mackenzie, Universidade Metodista e Agência de Inovação da UFSCar.

Fonte: NBN Brasil